Ciência e Tecnologia

Projetos da UFPR são contemplados em programas bilaterais com Alemanha e França

Superintendência de Comunicação Social     11 de fevereiro de 2020 - 11h05

A Universidade Federal do Paraná foi contemplada com destaque em dois editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltados para programas bilaterais com a Alemanha e a França.

No CAPES-COFECUB, que fomenta o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento público brasileiros e franceses, a UFPR ficou em primeiro lugar em número de projetos aprovados. O objetivo do programa é estimular a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica.

As propostas da UFPR selecionadas pelo Edital nº 12/2019 são: “Rede Franco-Brasileira de estudo das mudanças globais e erosão dos solos na zona intertropical do BR”; “Variabilidade individual no comportamento social: vulnerabilidade/resiliência aos estados patológicos” e “Autonomia, tolerância, razão pública: usos contemporâneos da filosofia das Luzes”, coordenadas respectivamente pelos docentes brasileiros, Leonardo José Cordeiro Santos, Roberto Andreatini e Rodrigo Brandão.

Outros dois projetos da Universidade foram aprovados pelo Edital nº 14/2019, que rege o programa CAPES/DAAD-PROBRAL. O resultado final aponta a UFPR como terceira instituição brasileira com mais propostas selecionadas, ao lado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho.

A UFPR foi contemplada pelo edital com os projetos “Prevention and Rapid Response to landslide disasters”, coordenado pelo professor Jorge Antonio Silva Centeno, e “Estudo clínico e molecular de inflamassomas na progressão da doença de chagas crônica”, sob coordenação da docente Iara Jose de Messias Reason.

Resultado da parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o programa Probral apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e ou de Pesquisa.

Saiba mais sobre o CAPES-COFECUB aqui e o programa CAPES/DAAD-PROBRAL aqui.