Universidade Federal do Paraná

Menu

Ciência e Tecnologia

Projetos da UFPR são contemplados em programas bilaterais com Alemanha e França

Superintendência de Comunicação Social     11 de fevereiro de 2020 - 11h05

A Universidade Federal do Paraná foi contemplada com destaque em dois editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) voltados para programas bilaterais com a Alemanha e a França.

No CAPES-COFECUB, que fomenta o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento público brasileiros e franceses, a UFPR ficou em primeiro lugar em número de projetos aprovados. O objetivo do programa é estimular a pesquisa e a formação de recursos humanos de alto nível por meio do intercâmbio científico e da mobilidade acadêmica.

As propostas da UFPR selecionadas pelo Edital nº 12/2019 são: “Rede Franco-Brasileira de estudo das mudanças globais e erosão dos solos na zona intertropical do BR”; “Variabilidade individual no comportamento social: vulnerabilidade/resiliência aos estados patológicos” e “Autonomia, tolerância, razão pública: usos contemporâneos da filosofia das Luzes”, coordenadas respectivamente pelos docentes brasileiros, Leonardo José Cordeiro Santos, Roberto Andreatini e Rodrigo Brandão.

Outros dois projetos da Universidade foram aprovados pelo Edital nº 14/2019, que rege o programa CAPES/DAAD-PROBRAL. O resultado final aponta a UFPR como terceira instituição brasileira com mais propostas selecionadas, ao lado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquista Filho.

A UFPR foi contemplada pelo edital com os projetos “Prevention and Rapid Response to landslide disasters”, coordenado pelo professor Jorge Antonio Silva Centeno, e “Estudo clínico e molecular de inflamassomas na progressão da doença de chagas crônica”, sob coordenação da docente Iara Jose de Messias Reason.

Resultado da parceria entre a Capes e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o programa Probral apoia projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e alemães vinculados a Instituições de Ensino Superior e ou de Pesquisa.

Saiba mais sobre o CAPES-COFECUB aqui e o programa CAPES/DAAD-PROBRAL aqui.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR