+ UFPR

Projeto Você Importa da UFPR oferece acolhimento emocional durante pandemia

Superintendência de Comunicação Social     20 de abril de 2020 - 17h25

Você importa. Por isso, a UFPR criou um programa para promover ações de cuidado e acolhimento emocional durante a pandemia da covid-19. O suporte a alunos, técnicos, docentes e terceirizados e à comunidade externa é ofertado por meio de rodas de conversa on-line, materiais informativos e atendimentos individuais.

O projeto “Você Importa: cuidando de si e do outro” tem o propósito de oferecer espaços solidários, sustentados no trabalho colaborativo e no diálogo coletivo, como um recurso de apoio em tempos de crise. “Estima-se que entre um terço e metade da população exposta a uma epidemia pode experimentar sofrimento psíquico desorganizador”. O alerta é feito por uma das coordenadoras, Lis Soboll, professora do Departamento de Psicologia e assessora do Gabinete da Reitoria.

As três modalidades de intervenção tem o propósito de estimular o senso de pertencimento. Diminuir a solidão. Enaltecer a importância dos relacionamentos. Mobilizar recursos pessoais para o enfrentamento dos desafios no contexto da pandemia. E favorecer o fortalecimento da rede de apoio social.

Materiais informativos

Vídeos, entrevistas, transmissões ao vivo, conteúdo para redes sociais, podcasts, artigo de opinião: o material é produzido com fins de orientação e suporte afetivo. Estão disponíveis áudios, lives e conteúdos no perfil @ufprconvida no Instagram e no site www.convida.ufpr.br.

Rodas de conversa on-line

Por meio da plataforma digital RPN, são realizados os encontros, com capacidade para até 160 pessoas – divididas em pequenos grupos. A possibilidade de compartilhar a fala e a escuta permite que a equipe do projeto observe as demandas individuais, informa a coordenadora.

O público-alvo é a comunidade interna da UFPR, mas a comunidade externa também pode participar. As primeiras rodas de conversa ocorrem nesta semana, direcionadas a alunos de graduação. Não é necessário fazer inscrição. O link de acesso será disponibilizado no dia aqui. Outros públicos da Universidade serão contemplados nas próximas rodas.

Confira a programação:

Diálogos virtuais sobre saúde emocional em tempos de isolamento e sobre temas relacionados ao convívio com crianças e adolescentes durante o período de distanciamento social foram realizados na primeira quinzena de abril.

Acolhimento individual

O foco do acolhimento individual a distância são os primeiros cuidados emocionais em tempos de crise. A prioridade são os casos identificados – em ações anteriores da equipe – como de maior vulnerabilidade. “É um momento em que a vida está nos confrontado com nós mesmos, com nossos valores e nossos referenciais nesse contexto. O encontro com o outro tem o potencial de nos fortalecer e também nos dar significado. A melhor maneira de cuidarmos de nós e dos nossos próximos é nos cuidarmos juntos”, explica Lis.

Programa ConVIDA

A ação é uma iniciativa do ConVIDA, programa institucional que desenvolve ações para valorizar relações e pessoas e promover a saúde mental na UFPR. O trabalho é desenvolvido em parceria com técnicos-administrativos, docentes e alunos de graduação e pós-graduação da instituição. Egressos e profissionais parceiros oferecem contribuições nas áreas de saúde, psicologia, educação e comunicação.

A equipe, que conta com mais de 40 voluntários, recebeu treinamento e participa de reuniões semanais. As professoras do Departamento de Psicologia da UFPR, Joanneliese de Lucas Freitas, Maria Virgínia Cremasco e Lis Soboll, e do Departamento de Medicina Forense e Psiquiatria, Sabrina Stefanello, coordenam as atividades.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus