Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto Unitinerante tem nova etapa, com divisão de comissões para levar soluções às comunidades

Superintendência de Comunicação Social     20 de fevereiro de 2020 - 8h20

Reunião ocorreu no dia 14 de fevereiro, em Rebouças

 

O projeto Unitinerante – Universidade Itinerante pelos Direitos Humanos da Natureza pela Paz e Bem Viver -, que conta com a participação de acadêmicos e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cumpriu mais uma etapa na última semana, em reunião no município de Rebouças. O evento contou com aproximadamente 20 participantes, entre agentes comunitários, acadêmicos e agentes públicos locais.

De acordo com o professor Dimas Floriani, do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, a reunião foi positiva, tratando da formação de comissões em três eixos temáticos: uma delas, a comissão acadêmica, será responsável por preparar e participar do Edital Universidade Sem Fronteiras (USF). “A comissão da casa do Bem Viver se ocupará inicialmente do projeto de construção do espaço físico, que será no Parque do Monge João Maria em Rebouças; finalmente, a comissão Comunidades fará um balanço ou pré-diagnóstico dos principais problemas e plano de ação em torno dos projetos que as universidades apresentarão”, explica.

O projeto pretende discutir e levar soluções efetivas para as comunidades, com ações como criação de feiras, casas culturais e outros. A ideia é englobar aspectos relacionados ao bem viver comunitário, segurança alimentar, práticas alternativas emancipatórias por meio do diálogo de saberes e oficinas participativas.

Também fazem parte do escopo as práticas alternativas emancipatórias por meio da permanência de Parlamentos locais, promovendo assim novos arranjos institucionais. O desenho dos projetos possui uma característica Piloto, partindo-se dos diagnósticos compartilhados entre os diversos atores envolvidos.