Extensão e Cultura

Projeto UFPR em Casa auxilia estudantes de ensino médio sobre vestibular e estudo remoto

Lais Murakami     7 de abril de 2021 - 8h21

Vestibular, Enem, Sisu, ProUni, Fies. Explicar as formas de ingresso e permanência no ensino superior, o que são essas siglas e também conversar sobre estudo on-line durante a pandemia são alguns dos objetivos do projeto “UFPR em Casa”, do Programa de Educação Tutorial (PET) Psicologia da Universidade Federal do Paraná. O programa é aberto a professores de ensino médio de escolas públicas e privadas para que possam aplicar o projeto com seus alunos.

A coordenadora do programa, professora Alessandra Bianchi, explica que o objetivo do projeto é sanar dúvidas sobre como funcionam o vestibular, editais, auxílios e procedimentos na própria UFPR, bem como os benefícios de estudar em uma das melhores universidades do país. “Por fim, falamos um pouco sobre como estudar em casa nesse contexto de pandemia e apresentamos alguns canais de ajuda, em especial, psicológica. Nosso objetivo com o projeto é sanar as dúvidas sobre esses temas”.

O projeto de extensão já existia como “UFPR nas escolas” e era aplicado presencialmente. Com a restrições impostas pela pandemia, as apresentações ganharam novos tópicos e foram adaptadas para “UFPR em Casa”. O novo projeto iniciou em 17 de agosto do ano passado e já alcançou mais de 600 estudantes de primeiros, segundos e terceiros anos do ensino médio de dez escolas. A equipe é composta por 12 integrantes, bolsistas do PET Psicologia, sob tutoria da professora Alessandra.

As apresentações e conversas, com duração de uma hora e meia, são realizadas de forma on-line, pela plataforma Google Meets, permitindo interação de todos os participantes. Além disso, são disponibilizados formulários de avaliação das atividades, o que permite um feedback para a equipe do projeto. Como fruto das atividades, foi lançada a cartilha “SOS Ensino Superior”, com informações sobre o ingresso na Universidade, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e vestibulares. A cartilha está disponível neste link.

Cartilha apresenta informações importantes para vestibulandos

As escolas interessadas em receber o projeto “UFPR em Casa” devem entrar em contato pelo e-mail psicopetufpr@gmail.com .

Acompanhe o PET Psicologia no Facebook e Instagram.