Extensão e Cultura

Projeto PermaneSENDO oferece plantões de acolhimento no Centro Politécnico

Superintendência de Comunicação Social     29 de março de 2019 - 10h36

Os plantões de acolhimento do projeto de extensão PermaneSENDO retornam ao Setor de Ciências Biológicas a partir do dia 02 de abril. Todas as terças-feiras, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, estudantes de graduação e pós-graduação da UFPR terão um espaço de acolhimento feito por colegas do curso de Psicologia da instituição. Os encontros serão na ASPEC (localizada no 3º piso do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico) e não é necessário agendamento prévio.

O acolhimento consiste em uma conversa, em que há um ambiente propício para que o aluno compartilhe seu sofrimento. A intenção é ajudar o estudante em suas dificuldades dentro do ambiente acadêmico e encontrar estratégias de enfrentamento.

“O estudante pode trazer o assunto que quiser. Nossa missão é verificar em que a universidade interfere naquele problema. Uma das estratégias para solução pode ser uma terapia, e aí informamos onde ele pode buscar aprofundamento”, esclarece a professora Roberta Kafrouni, do Departamento de Psicologia, coordenadora do projeto.

O PermaneSENDO existe desde 2012 e tem o objetivo de auxiliar na permanência do aluno na universidade, visando uma maior qualidade de sua trajetória acadêmica. “Constata-se que a vida acadêmica, não raro, acarreta sofrimento psíquico nos discentes, afetando-os emocional e cognitivamente”, destaca a docente.

Plantões de acolhimento do projeto PermaneSENDO

Horário: Terças-feiras, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30
Local: ASPEC – Setor de Ciências Biológicas – Centro Politécnico
Informações: 3361-1549 e www.facebook.com/PermaneSENDO/

Por João Cubas, com supervisão de Aline França.