Extensão e Cultura

Projeto da UFPR em Palotina oferta formação e materiais sobre astronomia para professores da educação básica

Jéssica Tokarski     3 de junho de 2020 - 12h09

A viagem da astronauta Valentina pelo Sistema Solar apresenta para crianças informações sobre astronomia, como os nomes dos planetas, os movimentos de rotação e translação e outras curiosidades. A história fictícia em formato de vídeo é uma iniciativa do grupo de pesquisa Ensino de Astronomia Básica no Ensino Fundamental e do Projeto Licenciar Astro Educação nas Escolas, coordenados pela professora Roberta Chiesa Bartelmebs do Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conheça Valentina, uma menina astronauta que acompanhará você nesta aventura pelo nosso Sistema Solar

Indicado para crianças a partir dos sete anos de idade, o vídeo é um material didático complementar para professores de Ciências do Ensino Fundamental I e II e pode servir como base para um estudo mais aprofundado dos temas expostos em sala de aula.  “É recomendado para a disciplina de Ciências, mas em um 6º ano, por exemplo, pode ser utilizado em Geografia. É um vídeo bastante lúdico e, com a supervisão de um adulto, pode ser visualizado por crianças menores também”, comenta Roberta.

O material está à disposição dos professores que, se quiserem utilizá-lo, devem acessar o link do YouTube para apresentá-lo aos seus alunos. “Agora em tempos de pandemia, pode ser utilizado como uma tarefa de aula, por exemplo. O professor pode criar um questionário a partir das informações do vídeo”, sugere a coordenadora.

Formação continuada

Professores da Educação Básica, especialmente do nível Fundamental I, da rede pública e privada também podem realizar um curso de formação continuada sobre ensino de astronomia. Oferecida pelo mesmo projeto, a capacitação tem o objetivo de preparar professores para trabalhar conteúdos dessa temática nas aulas de Ciências.

O vídeo com a história de Valentina será abordado no curso em aula específica sobre o Sistema Solar. “Vamos sugerir maneiras de criar aulas online com ele”, explica Roberta. Além desse, outros materiais sobre o assunto serão apresentados ao longo da formação que inicia em 22 de junho e encerra no dia 31 de julho.

Por se tratar de um Curso Online Aberto e Massivo (do inglês Massive Open Online Course – MOOC), as aulas não serão síncronas. Os professores poderão participar no momento mais conveniente para eles. Haverá tutoria, espaço para perguntas e respostas e interação entre os participantes. A plataforma utilizada será a Google Class Room, leve e de fácil acesso até mesmo via smartphone.

Interessados devem realizar a inscrição por meio de formulário online até o dia 20 de junho. Podem participar membros da comunidade interna e externa que se identifiquem com a temática.