Projeto financiado pelo Instituto Serrapilheira organiza conferência internacional de astrofísica; submissões até 15/7

O projeto “A Dinâmica de Raios Cósmicos de Altas Energias e Buracos Negros”, coordenado no Setor Palotina pela professora Rita de Cássia dos Anjos, do Departamento de Engenharias e Exatas, está à frente da conferência internacional Buracos Negros como Baterias Cósmicas (BHCB 2018), que será realizada em Foz do Iguaçu de 12 a 15 de setembro. O objetivo do evento é apresentar e discutir recentes descobertas e teorias da área de fenômenos de alta energia associados à dinâmica de raios cósmicos e buracos negros.

O prazo para inscrições e para submissão de trabalhos é 15 de julho. Mais informações sobre esses temas podem ser obtidas no site do evento. A conferência terá o inglês como língua oficial.

Alta energia encontrada em buracos negros será um dos temas principais da conferência. Foto: NASA/CXC/Columbia Univ./C. Hailey et al

Para as palestras, foram convidados pesquisadores renomados da área: Will Potter, da Universidade de Oxford; Roger Blandford, da Universidade de Stanford; Ioannis Contopoulos, da Academia de Atenas; Luis Anchordoqui, do Lehman College; Carola Dobrigkeit, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Bernardo Fraga, do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Carlos Coimbra Araújo, da UFPR; Gustavo Romero, da Universidade Nacional de La Plata; Vitor de Souza, do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo; Daniel Supanitsky, da Universidade de Buenos Aires; e Manel Perucho, da Universidade de Valência.

Apoio

O financiamento do evento e o apoio são do Instituto Serrapilheira, de apoio à ciência. O projeto de Rita de Cássia dos Anjos, na área de Física, foi um dos dois projetos propostos por professores da UFPR a serem contemplados na primeira chamada pública do instituto, concluída no final de 2017.