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FEDERAL DO PARANÁ

Projeto do PET Química “Experimentando Ciência” inicia segunda edição

Organizada pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Química (PET Química) da Universidade Federal do Paraná em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a segunda edição do projeto “Experimentando Ciência” iniciou as atividades nesta terça-feira (2). A proposta é preparar professores de escolas municipais de Curitiba para o uso de experimentos científicos em sala de aula como estratégia no ensino de Ciências.

Mais de 30 professores da rede municipal participarão de quatro encontros presenciais durante o primeiro semestre de 2019, em laboratórios da UFPR, além de atividades a distância. “O mundo das crianças é o da experimentação e fica mais fácil ganhar a atenção delas dessa forma. A educação é a única saída para o Brasil e esse é um papel importantíssimo da universidade, aproximar-se efetivamente da sociedade em ações como essa”, enfatizou o professor Francisco de Assis Marques, tutor do PET Química e um dos idealizadores do projeto.

Na abertura do evento, a vice-reitora da UFPR, Graciela Inês Bolzón de Muniz, destacou que os professores da rede básica fazem a diferença na educação e o projeto gera motivação para o ensino e a aprendizagem. “Parabéns a todos os docentes e departamentos envolvidos na iniciativa. Temos que resgatar a criatividade das nossas crianças, pois a ciência será responsável pelo desenvolvimento do estado e do nosso País”.

Foto: Marcos Solivan

O pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Barra, lembrou o papel do Programa de Educação Tutorial (PET). “O PET da nossa universidade é um dos mais antigos do Brasil, com cerca de 30 anos de um trabalho excepcional. É um projeto exitoso pela qualidade da formação. Parabenizo pelo projeto e pelo entusiasmo de todo o grupo, é uma ação que irá se multiplicar pela universidade”.

“O ensino de ciência representa uma oportunidade concreta de empoderamento dos nossos jovens, ressignificando a educação de uma maneira geral no nosso país, como um bem público do nosso povo”, afirmou o chefe do Departamento de Química da UFPR, Marco Tadeu Grassi. “Para nós da UFPR, é uma satisfação tê-los conosco nessa iniciativa tão importante de capacitação”.

Em 2018, o curso foi o mais solicitado por professores da rede municipal em uma enquete sobre capacitação. A gerente de currículo da rede, Viviane da Cruz, disse que a parceria permite uma troca entre os dois lados. “Nossos professores serão capacitados com instrumentos práticos e os acadêmicos também têm a oportunidade de conhecer o chão da escola”.

Experiências e expectativas

Lisiane Machado Z. da Rocha é professora de Ciências da rede municipal, participou do projeto em 2018 e se inscreveu novamente para a segunda edição. “Apliquei algumas experiências em sala de aula e o resultado foi ótimo, as crianças adoraram e tiveram oportunidade de interagir”, diz. “Gosto muito de trabalhar a parte prática e fazer experiências em sala de aula, porque os alunos buscam mais estudo, fazem perguntas e pesquisam. Estamos instigando futuros cientistas”.

Foto: Marcos Solivan

A pedagoga Rita de Cáscia da S. Alves leciona na rede municipal desde 2002. “Geralmente, fazemos cursos teóricos e a parte prática fica um pouco perdida em sala de aula, principalmente em Ciências. Estou ansiosa para iniciar as atividades do projeto porque as crianças amam e participam”, conta.

O professor Francisco de Assis Marques afirma que o projeto auxilia muitos professores do ensino fundamental com formação em Pedagogia. “Desenvolvemos a questão da fundamentação teórica na parte científica. Trabalhar isso de forma adequada torna o ensino de Ciências muito mais interessante”, explica Marques. “Teremos experimentos novos nesta nova edição. Nossa expectativa é ampliar o número de escolas atendidas pelo programa”.

Origem do projeto

O “Experimentando Ciência” é consequência da atuação do PET Química no “Cientistas na Escola”, programa lançado pela Secretaria Municipal de Educação em 2017, que visa aproximar os cientistas e a ciência da realidade dos alunos do ensino fundamental.

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