Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto do Licenciar – Italiano fica entre os dez finalistas de Prêmio da FCC

Pela segunda vez consecutiva, um trabalho realizado na formação dos bolsistas do Programa Licenciar- Italiano (curso de Letras- Italiano) ficou entre os dez finalistas do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas (FCC). O prêmio, que está em sua 9ª edição, tem o objetivo de prestigiar e divulgar experiências formativas realizadas por professores dos cursos de licenciatura.

O projeto “(Auto)Desenvolvimento das competências intercultural, emocional e profissional de acadêmicos de Letras Estrangeiras” relatou um trabalho de formação realizado ao longo de 2018 e pautado na realização de tarefas (comunicativas), uma abordagem de ensino de línguas que força a enxergar o professor como um orientador de processos de transformação e os alunos devem assumir a condição de agentes ativos e criadores. Nessa abordagem, a tarefa representa a unidade fundamental de planejamento e, segundo muitos estudiosos, é uma das ferramentas metodológicas mais importantes para o professor que deseja fornecer um rico ambiente de aprendizado para seus alunos. A iniciativa foi conduzida pela professora Paula Garcia de Freitas, coordenadora do projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” vinculado ao Licenciar.

Em 2018, a equipe do Licenciar – Italiano realizou muitas tarefas: a reflexão sobre a teoria de ensino-aprendizagem de línguas ao longo da disciplina optativa; a teorização da prática, apresentada em diferentes eventos científicos; a tradução de um livro infantil para o italiano que trata do tema emoções; a criação de tarefas comunicativas para a leitura-vivência do livro traduzido ao longo da “Oficina de sensibilização à língua e a cultura italiana”, realizada com crianças de 9 a 12 anos de escolas de período integral; e a compilação das atividades trabalhadas com as crianças em um livro disponibilizado posteriormente a professores de língua italiana do Paraná e de Santa Catarina.

Sugestões

Capa abre segundo edital para tradução e revisão de textos acadêmicos
O Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (Capa) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com...
Inscrições para Pré-Vestibular Comunitário da UFPR seguem até segunda (25)
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec 2024) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) oferta 50 vagas para...
Prevec está com edital aberto para seleção de colaboradores voluntários
O Pré-Vestibular Comunitário (Prevec), do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está...
Olimpíada Paranaense de Matemática recebe inscrições de escolas até 10 de maio
Estão abertas as inscrições para a primeira fase da edição 2024 da Olimpíada Paranaense de Matemática...