Pela segunda vez consecutiva, um trabalho realizado na formação dos bolsistas do Programa Licenciar- Italiano (curso de Letras- Italiano) ficou entre os dez finalistas do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas (FCC). O prêmio, que está em sua 9ª edição, tem o objetivo de prestigiar e divulgar experiências formativas realizadas por professores dos cursos de licenciatura.
O projeto “(Auto)Desenvolvimento das competências intercultural, emocional e profissional de acadêmicos de Letras Estrangeiras” relatou um trabalho de formação realizado ao longo de 2018 e pautado na realização de tarefas (comunicativas), uma abordagem de ensino de línguas que força a enxergar o professor como um orientador de processos de transformação e os alunos devem assumir a condição de agentes ativos e criadores. Nessa abordagem, a tarefa representa a unidade fundamental de planejamento e, segundo muitos estudiosos, é uma das ferramentas metodológicas mais importantes para o professor que deseja fornecer um rico ambiente de aprendizado para seus alunos. A iniciativa foi conduzida pela professora Paula Garcia de Freitas, coordenadora do projeto “Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino” vinculado ao Licenciar.
Em 2018, a equipe do Licenciar – Italiano realizou muitas tarefas: a reflexão sobre a teoria de ensino-aprendizagem de línguas ao longo da disciplina optativa; a teorização da prática, apresentada em diferentes eventos científicos; a tradução de um livro infantil para o italiano que trata do tema emoções; a criação de tarefas comunicativas para a leitura-vivência do livro traduzido ao longo da “Oficina de sensibilização à língua e a cultura italiana”, realizada com crianças de 9 a 12 anos de escolas de período integral; e a compilação das atividades trabalhadas com as crianças em um livro disponibilizado posteriormente a professores de língua italiana do Paraná e de Santa Catarina.