Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de incentivo à inovação da UFPR é contemplado em edital de fomento

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi uma das contempladas na Chamada Pública 27/2018 –“Programa de Iniciação ao Empreendedorismo” da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (FA) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O Programa de incentivo à inovação UFPR, projeto aprovado, é coordenado pelo professor Cleverson Renan da Cunha e tem o objetivo de incentivar a geração de soluções inovadoras que possam exercer impacto positivo na sociedade e contribuir para o desenvolvimento do espírito empreendedor dos alunos de graduação e pós graduação.

A ideia é que as atividades envolvam toda a comunidade acadêmica: os alunos participarão de oficinas, mentorias e terão contato com os empreendedores; professores e servidores técnicos atuarão como mentores e instrutores, prestando auxílio aos estudantes.

De acordo com Cunha, o projeto contemplará oficinas práticas para a geração de ideias e modelagem de negócios nos diversos campi da UFPR. “Os melhores projetos serão selecionados por uma comissão especialmente escolhida para esse propósito. Esses projetos serão acompanhados por mentores da universidade e por profissionais do mercado, para que possam ser aperfeiçoados”, explica.

HUB de Inovação UFPR. Foto: Acervo pessoal

Após o período inicial de criação, modelagem e mentoria, os participantes poderão receber bolsas de iniciação tecnológica e investimentos de até cinco mil reais. As iniciativas que tiverem seu “produto minimamente viável” (MVP na sigla em inglês) validados serão encaminhadas para os programas de pré-incubação ou incubação da Agência de Inovação, de acordo com o nível de maturidade do negócio.

“Como resultado, esperamos a promoção do comportamento empreendedor nos alunos de graduação e pós-graduação; a geração de renda e de novas oportunidades de trabalho, a partir da introdução de novos negócios no mercado; a transformação de pesquisas e trabalhos de conclusão de curso em novos negócios de alto impacto; o desenvolvimento de novas tecnologias; e a consolidação da cultura do empreendedorismo e inovação na UFPR”, comenta o coordenador.

O programa receberá um fomento de 63 mil reais divididos em quatro bolsas de cinco mil reais para quatro projetos e 24 bolsas para os alunos de graduação. Os recursos serão liberados em março de 2020, quando as atividades terão início no recém-inaugurado HUB de Inovação UFPR e em outros ambientes de inovação, incluindo Setor Litoral, Setor Palotina e Campus Avançado de Jandaia do Sul.

Iniciação ao Empreendedorismo

A Chamada Pública destina-se à concessão de fomento ao empreendedorismo por meio do apoio a propostas institucionais voltadas à educação empreendedora e à elaboração de projetos de empreendimentos de alunos de graduação e pós-graduação que tenham ênfase no desenvolvimento de negócios oriundos de trabalhos acadêmicos.

Ao final do programa, espera-se incrementar o desenvolvimento da cultura empreendedora na instituição e que algumas das iniciativas possam apresentar alto grau de inovação e potencial de escalabilidade, revelando o perfil empreendedor dos estudantes envolvidos. Neste caso, os participantes do programa poderão ensejar a continuidade e o amadurecimento do projeto com a finalidade de transformá-lo em um negócio de alto impacto.

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...