Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão da UFPR promove Ginástica para Todos nas redes sociais

A pandemia provocada pelo novo coronavírus modificou as atividades do Projeto de Extensão de Ginástica Artística da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que há mais de 20 anos oferta treinamentos para crianças de 6 a 11 anos de Curitiba e região. 

No lugar das barras, trave e tablado, entra a criatividade dentro de casa. Alunos de Educação Física estão elaborando vídeos com sugestões de atividades para o público em geral A proposta é que até o final do isolamento social, haja um vídeo por semana, veiculado nas páginas do Facebook e do Instagram do projeto. Por esses canais também serão divulgadas mensagens e trabalhos acadêmicos relacionados à ginástica. 

professora Soraya Correa Domingues, coordenadora do projetoafirma ser importante manter o contato com o público neste momento, ao mesmo tempo em que há a divulgação do conhecimento produzido pelos estudantes. “A produção científica tem um retorno positivo tanto para os pesquisadores acadêmicos como para toda a comunidade, que estão em suas casas mantendo a forma física, emocional e mental saudáveis”.  

O trabalho a distância também é uma forma de manter contato com as crianças que participavam dos treinamentos no Departamento de Educação Física antes do isolamento.  Soraya conta que monitores se comunicam por Whatsapp com os pais e responsáveis, que retornam com vídeos das crianças realizando as atividades. 

Os vídeos mostram atividades que podem ser feitas dentro de casa, em obediência às recomendações de isolamento social. Foto: reprodução Facebook

Qualidade de vida 

As atividades propostas seguem o conceito de Ginástica para Todos, que tem como fundamentos ausência de competitividade e o estímulo a potenciais coletivos, sociais e afetivos.  De acordo com Soraya, todo exercício traz benefício para a saúde, pois contribui para o metabolismo e para a imunidade do corpo 

Neste contexto, a professora explica que, ao cuidar do próprio corpo, cada pessoa se preocupa também com sua própria casa, aqui entendida como todos os espaços do planeta. Assim, não é necessário ter grandes espaços nem equipamentos caros para se exercitar. Basta olhar para dentro de si e começar. “Pode ser dentro de casana calçada, em um gramado. A gente consegue fazer infinitas coisas com o nosso corpo e trazer benefícios para a saúde”, conclui. 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus

 

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...