Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto de extensão divulga jogos e experimentos de Química em livreto e no Youtube

Superintendência de Comunicação Social     14 de outubro de 2020 - 10h10

Um canal no YouTube e uma revista didática foram duas das alternativas encontradas pelo projeto de extensão Química na Prática, o QuiPra, para continuar suas ações durante a pandemia de covid-19. As atividades, que antes se baseavam em visitações, suspensas desde a interrupção do calendário acadêmico da UFPR, foram adaptadas para o formato digital. “A ideia é incorporar essa nova forma de comunicação ao projeto pois nada substitui as visitas presenciais onde os alunos interagem com os experimentos. Entretanto, o meio digital é bastante útil porque pode ser utilizado pelos professores em sala de aula ou como atividade no estilo: ‘lição de casa'”, conta a professora Regina Maria Queiroz de Mello, que coordena ao projeto junto aos colegas Liliana Micaroni e Lauro Camargo Dias Júnior.

Segundo ela, o retorno dos professores que acessaram as novidades do projeto tem sido positivo. No Youtube, por exemplo, já há explicações sobre o vai e vem das cores, o relógio de iodo, entre outros. Na descrição de cada vídeo há, também, um link para que o professor faça o download do roteiro do experimento.

 

Reprodução do canal do YouTube

 

Já na revista, publicada em julho, é possível ter acesso a leituras e atividades como jogo de sete erros e labirintos. A temática “sabão” se relaciona diretamente a uma das questões mais urgentes trazidas pela pandemia: a necessidade de prevenção por meio da higienização.

Clique para baixar

Todo o processo esta sendo conduzido e executado por meio de bolsas oferecidas no edital extraordinário PROEC/UFPR. “Nessa modalidade remota existem dois alunos bolsistas que coordenam tudo: um aluno bolsista que é o apresentador do projeto e outro que cuida da revista. Alunos voluntários, em torno de quatro, auxiliam esses dois na edição das filmagens e na escrita e edição da revista”, comenta a professora.

O QuiPra tem o objetivo de despertar o interesse pela Química por meio de jogos químicos e de experimentos demonstrativos, selecionados e confeccionados por estudantes de graduação com orientação dos professores. Antes da pandemia, este trabalho era apresentado para estudantes e professores do nono ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas de Curitiba e região metropolitana, em visitas agendadas.

 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR