Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Projeto de Extensão desenvolve jogo que orienta crianças contra crimes cibernéticos

Simone Meirelles     17 de novembro de 2021 - 10h34

A personagem “capivara” foi escolhida como personagem

Estudantes da Universidade Federal do Paraná acabam de desenvolver um jogo voltado a estimular o senso de segurança digital entre crianças e adolescentes.  O jogo PROTECA: Edição Segurança Digital foi criado como proposta do projeto de extensão Prevenção ao Aliciamento de Crianças e Adolescentes (PROTECA), vinculado a UFPR. O jogo foi elaborado por estudantes e contou com o suporte de profissionais de Psicologia, Pedagogia e Computação.

Em forma de tabuleiro com cartas, o principal foco do programa está na prevenção a crimes cibernéticos. No modelo, são apresentados diversos desafios relacionados a crimes digitais – onde os jogadores são colocados em situações para tomarem decisões seguras. Para cada desafio, há uma informação de orientação e apoio. O objetivo do Software é conscientizar o uso das redes de forma lúdica para as crianças e de orientação aos adultos.

A coordenadora do PROTECA e professora da UFPR, Elenice Novak, explica que o jogo estimula a atenção para vários comportamentos positivos. “ Criamos alguns cenários para que o jogo ficasse bem definido. A ideia era criar um jogo – modelo de tabuleiro, em que se colocassem vários desafios de forma lúdica para passar a informação sobre a orientação para o melhor uso da tecnologia, segurança da tecnologia e também orientação de canais que podem ser utilizados para eventuais denúncias que indiquem a questão da violência”, conta.

A estudante de Informática Biomédica, Pamella Augusta de Lima Mariano, faz parte do projeto desde 2019, conta que a sua experiência foi a melhor possível. “É muito gratificante fazer parte do PROTECA. Fazer parte do desenvolvimento do jogo foi um verdadeiro desafio, passamos por várias etapas até chegarmos na versão final que estamos entregando em 2021.

Já Amanda Moraes Hauagge, estudante de Odontologia, ingressou em 2021 no projeto e participou de várias etapas no desenvolvimento do jogo. “Participei de várias etapas desse desenvolvimento, incluindo a finalização da estética do jogo,  apresentações para possíveis colaboradores e contatos para parcerias de patrocínio. É um tema importante – a promoção de segurança virtual para crianças e adolescentes. Em outras palavras, acredito que todos temos que ajudar a proteger nossas crianças e adolescentes contra o aliciamento online”, pontua.

Sobre o PROTECA

O Projeto estabelece e integra ações extensionistas que visem a prevenção ao aliciamento de crianças e adolescentes, especificando-os em crimes digitais orientados a violência/abuso sexual.  Trata-se de um trabalho com grande repercussão na sociedade, potencializado por meio da agregação de instituições públicas e privadas e organizações sociais.

O jogo Segurança Digital será disponibilizado em breve, gratuitamente, para crianças, famílias e escolas em formato digital.

Para saber mais informações sobre o PROTECA e do jogo você pode enviar e-mail para  elenice@ufpr.br ou proteca@ufpr.br  .

(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)

 

 


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR