Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão de Jandaia do Sul tira dúvidas sobre tecnologia durante a pandemia

Em tempos de pandemia, boa parte da população é obrigada a usar a tecnologia, devido ao trabalho remoto ou às aulas online. Nesse momento, surgem as dúvidas: Como gravar e editar vídeos? Como fazer funcionar câmeras e microfones para uma videoconferência? O que fazer quando o material não faz download? 

Pensando nisso, o Projeto de Extensão “Por dentro do Computador”, do Campus Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR), criou o canal SOS Tecnologia. Discentes de cursos de licenciatura e engenharia resolvem problemas que a comunidade encontra no uso da tecnologia, em especial, educadores que empregam o ensino remoto. 

O serviço, disponível no blog do projeto, consiste em um ambiente virtual, em que a equipe disponibiliza tutoriais, com respostas a dúvidas práticas, como a iluminação em um vídeo, ou o arquivo de atividades em nuvem, sem sobrecarregar o telefone celular. 

Os plantões ocorrem três vezes por semana e atendem a demandas pontuais e personalizadas, com interação imediata. A equipe também produz vídeos com o passo a passo para montagens de fotos com aplicativos de celular, configuração de aplicativos, ferramentas de videoconferência, entre outras ferramentas. 

Segundo a coordenadora do projeto, professora Maytê Gouvêa Coleto Bezerra, os professores da região passaram a usar recursos com os quais não estavam acostumados, para suprir as necessidades educacionais das crianças da comunidade. 

Resultados da pesquisa que traçou o perfil de ensino remoto nas cidades próximas ao Campus Jandaia do Sul da UFPR (clique para ampliar)

De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto, a maioria dos professores das redes municipais de Mandaguari, Jandaia do Sul e Marialva utiliza o celular e o aplicativo WhatsApp para as aulas em ensino remoto. Os resultados também apontam que a maioria tem dificuldade com produção e edição de vídeos. “Uma professora precisou repassar a historinha de um livro. Então, mostramos um aplicativo que tira fotos das páginas e faz a narração, fica com outra qualidade”, relata Maytê 

A coordenadora enfatiza que o SOS Tecnologia contribuirá com a metodologia desses professores, pois a formação continuada e a especialização ficaram em segundo plano após a pandemia. Além disso, a maioria dos educadores pesquisados são mulheres e mães, que acabam tendo uma dupla jornada, pois além de elaborar aulas, também precisam auxiliar nas tarefas escolares, havendo sobrecarga. “A professora não vai parar e fazer um curso de quatro horas, por exemplo, para aprender a editar um vídeo, mas se ela vir um tutorial ou na hora que ela está fazendo, encontre alguém que a ajude, ela vai aprender mesmo assim”, pontua a docente. 

Maytê ressalta que qualquer pessoa que tenha uma dificuldade pontual, pode entrar em contato com a equipe. “Também estamos nos reinventando, estamos abertos a construir juntos a popularização da ciência e da tecnologia, dizer de um jeito fácil as coisas complicadas, para que quem precise utilize o recurso com excelência”, finaliza a coordenadora. 

Seis anos de história 

O projeto “Por dentro do Computador” existe desde 2014, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia. Através de uma linguagem simples e inovadora, a equipe ensina as funções das partes de um computador, para alunos e professores da rede pública e para outros públicos, como idosos. 

O professor Carlos Roberto Beleti Junior, um dos criadores do projeto, explica que a motivação surgiu em casa com sua mãe. “Ela tinha dificuldade de compreender o funcionamento de um computador, celular, smartphone. Com isso, pensei que poderia ter algo para auxiliar o público em geral a compreender um pouquinho mais de conceitos de tecnologia”. 

Projeção ampliada dos componentes construída pelo projeto “Por Dentro do Computador”. Foto – divulgação

Então, Beleti e os alunos do projeto começaram a confeccionar de maneira artesanal componentes internos do computador, em escala quinze vezes maior que a original – os chamados dioramas. Assim, as pessoas passam literalmente por dentro de um computador, em um ambiente lúdico, como se fossem a um museu. De acordo com os organizadores, o projeto já alcançou aproximadamente 22 mil pessoas por meio de suas atividades, ações e participação em grandes eventos, seminários, congressos, feiras, entre outros. 

No próximo sábado, dia 1º de agosto, o projeto “Por Dentro do Computador” completa seis anos. Para comemorar, os extensionistas produziram vídeos com depoimentos, fotos dos locais que o projeto já passou e detalhes do início de sua história. O material está disponível nas páginas do Instagram e do Facebook  do projeto.  

Por Louiselene Meneses, com orientação de João Cubas 

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao coronavírus 

 

Sugestões

Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...
Exposição “Terra Incógnita – 60 anos” chega ao fim
No dia 01 de abril ocorreu o  encerramento da  exposição “Terra Incógnita – 60 anos“, que esteve...