Extensão e Cultura

Projeto de extensão da UFPR mapeia Coronavírus no estado do Paraná

Superintendência de Comunicação Social     17 de março de 2020 - 15h37

A partir de dados oficiais disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa), o Observatório do Litoral Paranaense, projeto de extensão do Setor Litoral, irá mapear o avanço da pandemia do Coronavírus em todo o estado.

Criado em 2018, o Observatório do Litoral Paranaense tem como princípios norteadores compreender a realidade, difundir a geoinformação e capacitar os cidadãos para serviços de georreferenciamento, uso de aplicativos livres de Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) e elaboração de cartografia e diagnósticos territoriais.

O mapeamento ajudará pesquisadores, gestores públicos, profissionais da saúde e a população a compreender melhor a dinâmica territorial do avanço do vírus no estado. “Será essencial para a decisão conjunta de uma série de medidas que envolvem estratégias de enfrentamento e logística. Em especial proteção de fronteiras entre municípios, estados e países; planejamento da distribuição dos infectados nos leitos hospitalares disponíveis; monitoramento das ocorrências, no espaço; e planejamento da distribuição de kits e materiais, entre outros”, diz o professor Ricardo Monteiro, do curso de Gestão Imobiliária da UFPR Litoral.

“Nosso site é uma plataforma pela qual pretendemos difundir o uso de SIGs acessíveis, com uma ampla variedade de geodados do litoral paranaense, vídeos tutoriais para treinamentos, boletins e publicações sobre temas de relevância ao desenvolvimento sustentável do litoral paranaense”, explicam os coordenadores do projeto.

Confira o mapa:

Mais informações sobre o projeto:

Com informações de Secom/Litoral

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus