Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto de extensão da UFPR discute violência doméstica por meio do cinema

No próximo sábado (24), a Clínica de Direitos Humanos (CDH) do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná, em parceria com o SESC-PR e o Instituto Aurora, realizará um cine-debate sobre o documentário “Legítima Defesa”. O evento acontece às 16 horas e faz parte da mostra de cinema “Cidadania na Tela – Filmes e Conversas sobre nossos Direitos” – projeto de extensão desenvolvido por estudantes do 4º e 5º anos do curso de Direito, que busca contribuir para a educação em direitos humanos por meio de produções cinematográficas.

A obra em questão trata da história de três mulheres brasileiras, vítimas de violência doméstica e familiar, que foram julgadas no Tribunal do Júri por matarem seus companheiros em legítima defesa no momento em que eram brutalmente agredidas e, também, após vários anos sofrendo violência física, psicológica e sexual diariamente.

Após a exibição do documentário, haverá uma conversa com o público sobre o tema da violência doméstica e familiar contra a mulher, o acesso à Justiça no Brasil, em especial por mulheres pobres e negras, como acessar os serviços disponibilizados pela Lei Maria da Penha para as mulheres que sofrem violência, entre outros temas.

A entrada é gratuita e é possível retirar o ingresso na bilheteria do Paço da Liberdade, local onde ocorrerá o evento, até uma hora antes do início da sessão.

Clínica de Direitos Humanos da UFPR

A CDH é um projeto ligado ao Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da UFPR e reúne alunos de graduação e pós-graduação que realizam atividades integradas de Ensino, Pesquisa e Extensão em temáticas transdisciplinares de direitos humanos. A Clínica é coordenada pela professora de Teoria do Direito e Direitos Humanos da Faculdade de Direito e do PPGD da UFPR, Taysa Schiocchet.

Mostra Cidadania na Tela – Filmes e Conversas sobre nossos Direitos

O projeto de extensão tem como objetivo propor atividades de educação em direitos humanos por meio de obras cinematográficas. Tem como parceiros o SESC-PR e o Instituto Aurora. É integrado pelos estudantes do curso de Direito Giovana Poleza, Marine Gonçalves, Roberto Simoni Neto e Vanessa Prateano.

Cine-debate sobre o documentário Legítima Defesa, com direção de Susanna Lira, produção de Leda Stopazzolli e roteiro de Sara Stopazzolli e Susanna Lira

Realização: Clínica de Direitos Humanos da UFPR, com apoio do SESC-PR – Paço da Liberdade e do Instituto Aurora
Data e horário: 24 de agosto, às 16 horas
Endereço: Praça Generoso Marques, 189, Centro de Curitiba. O evento ocorrerá no 1.º andar do prédio, no auditório
Retirar o ingresso na bilheteria do Paço da Liberdade até uma hora antes do início da sessão
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/375677343120244/

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...