Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto de extensão abre o universo das artes visuais para crianças de Matinhos

Superintendência de Comunicação Social     25 de outubro de 2018 - 14h49

Em Matinhos, crianças de quatro a doze anos de idade têm a oportunidade de conhecer o universo das artes visuais gratuitamente. O projeto de extensão Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais, da UFPR Litoral, oferta oficinas semestrais, com aulas de duas horas, duas vezes por semana.

As obras criadas pelas crianças estão expostas no hall do auditório do Setor Litoral, até 2 de novembro. A abertura da mostra contou com a participação dos familiares que enfatizaram o quanto os filhos gostam e aprendem com o projeto. Adriana Rocha da Silva, mãe de Gabriele, de 12 anos, contou que a filha adora as aulas e que estão ajudando no seu aprendizado como um todo. “Além de ajudar a expressar a criatividade, ela têm o contato com o local em que podem estudar mais tarde”, disse Adriana.

Este é o quarto ano consecutivo de atividades do projeto Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais. Segundo a coordenadora, professora Carla Ruschmann, os objetivos são estimular o desenvolvimento artístico e cultural local, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento, apreciação e critica em artes na região. “O projeto trabalha por uma perspectiva interdisciplinar entre as artes e outras áreas, e com a finalidade de fortalecer cada vez mais a integração entre ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Carla.

O projeto ainda propicia um leque de oportunidades de formação específica, e experiência docente aos alunos de Licenciatura em Artes e outros cursos. Para a bolsista Silvana Pampuch, que cursa o terceiro ano em artes, os projetos de extensão ajudam muito na formação como educador. “Começamos com os estágios no terceiro ano, mas desde o primeiro podemos exercitar como educadores participando dos projetos”, ressalta Silvana.

Outra ação vinculada ao projeto é a produção de vídeos educacionais, a partir das experiências adquiridas no atelier, possibilitado um outro formato de socialização dos conhecimentos e experiências geradas no projeto.

Integração com a rede pública municipal

Voluntários pintaram o muro do CMEI Caminho Alegre. Foto: Comunicação UFPR Litoral

No dia 22 de setembro, integrantes do projeto e voluntários pintaram o mural do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Caminho Alegre, a convite da direção da instituição. A pintura foi planejada previamente pelas voluntárias do curso de Licenciatura em Artes: Silvana Pampuch, Angélica Tavares, YanKa Moroski, Ana Júlia de Miranda e Giorgia Azeredo.

A diretora do CMEI Caminho Alegre de Matinhos, Maura Marques, ressaltou a importância da parceria com o projeto de extensão e agradeceu a participação de todos os voluntários.

Confira as fotos da intervenção.