Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Últimas notícias...


Histórico de notícias

Projeto da UFPR que promove divulgação na área de saúde integra iniciativas Nursing Now Brasil

Jéssica Tokarski     18 de dezembro de 2020 - 8h20

O Projeto de extensão “Saúde nas Mídias”, desenvolvido pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), agora faz parte do conjunto de iniciativas Nursing Now Brasil, uma ação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN) que visa, até maio de 2021, maximizar a contribuição da enfermagem no enfrentamento aos desafios de saúde do século XXI.

Os idealizadores do projeto participação do Fórum de Convergência e Fortalecimento das Metas da Campanha que ocorrerá, de forma remota, nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021. No evento, serão certificadas as experiências e iniciativas exitosas da Enfermagem, além do estabelecimento de possibilidades estratégicas para que as ações sejam fortalecidas e projetadas em diferentes contextos de conhecimento e intervenção da Enfermagem. “A ideia é ampliar ações, fortalecendo as parcerias já realizadas e fazendo novas parcerias com órgãos relacionados à área de atuação”, explica a professora Luciana Schleder Gonçalves, coordenadora do projeto.

“Saúde nas Mídias” tem o objetivo de divulgar para a sociedade informações sobre saúde baseadas em evidência e desde 2019 está presente na programação da Rádio UniFM. Também são realizadas lives com profissionais de destaque no Brasil e do mundo. Nas redes sociais, o projeto atua diretamente na divulgação científica na área da saúde. Entre as ações, ainda há um podcast que dá dicas para profissionais de saúde se posicionarem nas redes sociais.

Para Luciana, o projeto contribui para divulgar informações científicas em linguagem acessível e valoriza o conhecimento científico gerado na universidade, bem como o papel dos profissionais da saúde enquanto fontes de informações confiáveis. “Em tempos de infodemia, negação da academia e em especial das ciências da saúde, é importante assumirmos esse protagonismo e ocuparmos as redes sociais junto com tantas outras pessoas que lá estão, concorrendo pela atenção dos seus usuários”, avalia.

Segundo ela, o reconhecimento do projeto como uma estratégia Nursing Now Brasil promove a visibilidade de um coletivo de profissionais engajados com a ciência e com a prestação de serviços de qualidade à comunidade. A iniciativa é desenvolvida por bolsistas de extensão de Enfermagem e Terapia Ocupacional e por estudantes da pós-graduação em Enfermagem.

Acompanhe o projeto nas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube, Twitter e Spotify.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2021 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR