Ciência e Tecnologia

Projeto da UFPR é selecionado para torneio de tecnologia de Harvard e MIT

Superintendência de Comunicação Social     11 de dezembro de 2018 - 10h39

A startup NextCam, desenvolvida por estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi selecionada para entrar em fase avançada na HackBrasil, competição vinculada à Brazil Conference at Harvard & MIT de projetos que utilizam a tecnologia para resolução de problemas do país como saúde, educação e meio ambiente.

A terceira edição do torneio terá final em abril de 2019, nos Estados Unidos, e na etapa atual, as equipes selecionadas estão recebendo treinamento e mentoria de investidores, empresários e alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e da Universidade de Harvard. NextCam foi um dos selecionados para o edital de incentivo ao empreendedorismo do Academic Working Capital (AWC), iniciativa do Instituto TIM que transforma trabalhos de conclusão de curso de graduação em startups de base tecnológica.

O projeto dos estudantes da UFPR observou que o setor da construção civil apresenta alguns problemas relacionados à segurança do trabalho e, então, desenvolveu uma tecnologia que tem como base a inteligência artificial, utilizada para identificar riscos e realizar ações preventivas em cada etapa da obra. Câmeras com indicadores realizam esse monitoramento.

De aproximadamente 40 equipes, cinco serão finalistas e apresentarão seus projetos para uma banca de jurados na Brazil Conference at Harvard & MIT. O primeiro lugar receberá uma premiação no valor de R$ 75 mil para investir no desenvolvimento da ideia, e o segundo lugar será recompensado com R$ 25 mil.