Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Extensão UFPR: Projeto capacita professores e instituições para prevenção do suicídio

Os indicadores sobre o suicídio no Brasil indicam que, entre 2007 e 2016, foram registrados mais de 100 mil óbitos por suicídio no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Os dados são Ministério da Saúde e mostram a necessidade de debater o assunto.

A temática é contemplada por um projeto de extensão da Universidade Federal do Paraná, voltado para a prevenção do suicídio, desenvolve ações educativas, formativas e o uso de instrumentos terapêuticos para a abordagem e tratamento do sofrimento psíquico relacionado ao comportamento suicida. Coordenado pelas docentes Dione Maria Menz e Maria Virgínia Cremasco, o projeto é voltado para estudantes, professores, escolas, comunidades e profissionais que vivenciam ou atendem casos de autoagressão, tentativas e suicídios. Somente em 2018, mais de 600 pessoas foram impactadas diretamente pelas ações.

“O projeto busca atenuar os indicadores de saúde e alertas da Organização Mundial de Saúde que colocam o suicídio como a 15ª causa de mortalidade na população geral e responsável por 32 mortes por dia no Brasil”, destaca a docente Dione. As ações de prevenção do suicídio tem como parceiros o Centro de Valorização da Vida, a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS), a Secretaria Estadual de Saúde (SESA), a Secretaria Estadual de Educação (SEED) e as Pastorais da Criança e da Pessoa Idosa.

A coordenadora nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, Irmã Terezinha Tortelli, avalia que o projeto foi uma oportunidade de conhecer o drama vivido por pessoas que chegam ao limite de sua capacidade de superação de problemas existenciais. “Por meio dessa parceria com a UFPR, a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que tem abrangência nacional, está levando este tema a milhares de pessoas. Espero que tenhamos influência na prevenção de suicídio de idosos”, afirma. Em parceria com a PPI, neste ano, foram produzidos vídeos que tratam sobre a prevenção do suicídio em idosos. Os materiais serão utilizados em todo o território nacional.

O projeto também trabalha com o acolhimento de pessoas enlutadas. A iniciativa, realizada em parceria com a organização da sociedade civil “Amigos Solidários na dor do Luto”, conta com a participação de professores e estudantes extensionistas dos cursos de Psicologia e Técnico em Agente Comunitário de Saúde. Os encontros ocorrem semanalmente no Departamento de Psicologia e são mediados por docentes e acadêmicos.

“As ações e resultados deste grupo de apoio à pessoas que vivenciam o luto em suas diferentes formas, já foram registradas em artigos e livros, configurando-se como uma área de pesquisa no programa de Pós-Graduação em Psicologia”, conclui a coordenadora.

Projeto Luto e Prevenção do Suicídio

Iniciado em 2015, por meio de ações extensionistas e de pesquisa envolvendo o luto, a iniciativa promove desde 2016 o Seminário de Prevenção do Suicídio da UFPR, com programação gratuita e aberta ao público.

O projeto inclui, ainda, formação de professores para a identificação, acolhimento e condução dos casos de automutilação e tentativas de suicídio. Em 2018, em parceria com a SEED, ofertou-se um curso de extensão, na modalidade semi-presencial, para 220 professores de escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana, com objetivo de capacitá-los para a prevenção do suicídio da comunidade escolar.

“A parceria com a UFPR foi bastante relevante, pois é importante para o ambiente escolar capacitar os professores para identificação, acolhimento e condução das situações que podem envolver risco do suicídio de estudantes. A escola é o local de proteção para essas crianças e adolescentes, e os profissionais têm que estar preparados para o acolhimento e escuta ativa quando a criança e o adolescente estão em processo de sofrimento”, destaca a técnica pedagógica do Departamento de Diversidade e Direitos Humanas da SEED, Rosineide Fréz.

Também em 2018, foram capacitados líderes da Pastoral da Criança de setores de Curitiba e região metropolitana, e da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), participantes do Encontro Nacional realizado em Curitiba.

“As lideranças avaliaram que o assunto, que ainda é considerado tabu, foi colocado de uma maneira melhor para que a ajuda seja eficiente. É um projeto que tem ajudado muita gente”, destaca a coordenadora regional da Pastoral da Criança, Irmã Valdelice dos Santos Gomes.

Leia mais notícias sobre a extensão na UFPR aqui

Sugestões

Nuvem UFPR tem novo projeto de extensão em andamento; saiba mais 
O  Núcleo de Estudos sobre Variabilidade e Mudanças Climáticas da Universidade Federal do Paraná...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Projeto de Extensão das Promotoras Legais Populares recebe inscrições para o curso extensionistas
Estão abertas as inscrições para extensionistas – turma 2024, no Projeto de Extensão das Promotoras...
Projeto de extensão realizará ação de páscoa na Comunidade Jardim Independência
O projeto de extensão universitária  Horto Agroflorestal Sabores e Saberes  e o projeto ...