Extensão e Cultura

Projeto da Terapia Ocupacional leva inclusão digital a adultos e idosos de forma remota

Superintendência de Comunicação Social     20 de julho de 2020 - 15h25

O Projeto de extensão “Inclusão Digital de Adultos e Idosos (IDAI)”, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR está adaptando suas atividades durante a pandemia de Covid-19.

A ideia é capacitar esse público para o uso independente de tecnologias, em especial no uso de smartphones. Na versão presencial, um estudante de Terapia Ocupacional auxilia duas pessoas por vez. Os materiais didáticos são desenvolvidos a partir das telas do equipamento do participante, de maneira personalizada.

Durante a pandemia, o projeto teve algumas alterações. Agora, as oficinas são oferecidas de maneira remota. A coordenadora do projeto, professora Taiuani Marquine Raymundo, explica que, nessa versão, dois instrutores auxiliam apenas um participante. O conteúdo pode vir de três formas: por meio de um vídeo pronto, de uma apostila ou por chamadas de vídeo. Os encontros são agendados e, após a oficina, os alunos de TO conduzem outras atividades para certificar e fixar o aprendizado.

Nas redes sociais do IDAI, a equipe disponibiliza vídeos, reportagens e informações de relevância não só ao público-alvo, mas como à sociedade de maneira geral. Alguns dos exemplos são: como fazer chamadas no Whatsapp, lives no Instagram, usar o Facebook Messenger e dicas de jogos online.

Embora o novo formato esteja em adaptação, Taiuani comenta que o projeto tem boa adesão, pois, além de ser um ambiente de aprendizado, a tecnologia encurta distâncias. “Saber usá-las pode favorecer ao aumento do senso de pertencimento e participação social dessas pessoas”, sintetiza.

Exemplo de material veiculado pelo IDAI de treinamento para uso das redes sociais

Sobre o IDAI

De acordo com o IBGE, em 2019 o Brasil tinha mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país. O aumento da expectativa de vida e o avanço da tecnologia apresentam um dilema para a população idosa, pois as experiências adquiridas ao longo da vida foram moldadas em ambientes tecnológicos diferentes dos atuais.

A partir dessa premissa, a professora Taiuani Raymundo começou a pesquisar a relação entre tecnologia e idosos. “Logo que comecei meu trabalho, o primeiro projeto foi o de inclusão digital, pois eu acredito muito no potencial da independência das pessoas, além de seus benefícios sociais”, revela a coordenadora, que atua na UFPR desde 2014.

O IDAI conta também com a colaboração da professora Lilian Dias Bernardo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), da doutoranda em Educação Física da UFPR  Isabela Vinharski Scheidt e de alunos das duas Instituições de Ensino Superior.

As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. As aulas são trabalhadas de acordo com a demanda e com o interesse do público. Para mais informações e inscrições nas oficinas, basta entrar em contato com a equipe através das redes sociais, por email ou pelo telefone 41 99156-3355.

Facebook: https://www.facebook.com/idaiufprifrj/

Instagram: @idaiufprifr

Youtube: https://youtu.be/KlNyZXj5Nd8

Email: taiuani@ufpr.br