Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto da Terapia Ocupacional leva inclusão digital a adultos e idosos de forma remota

Superintendência de Comunicação Social     20 de julho de 2020 - 15h25

O Projeto de extensão “Inclusão Digital de Adultos e Idosos (IDAI)”, do Departamento de Terapia Ocupacional da UFPR está adaptando suas atividades durante a pandemia de Covid-19.

A ideia é capacitar esse público para o uso independente de tecnologias, em especial no uso de smartphones. Na versão presencial, um estudante de Terapia Ocupacional auxilia duas pessoas por vez. Os materiais didáticos são desenvolvidos a partir das telas do equipamento do participante, de maneira personalizada.

Durante a pandemia, o projeto teve algumas alterações. Agora, as oficinas são oferecidas de maneira remota. A coordenadora do projeto, professora Taiuani Marquine Raymundo, explica que, nessa versão, dois instrutores auxiliam apenas um participante. O conteúdo pode vir de três formas: por meio de um vídeo pronto, de uma apostila ou por chamadas de vídeo. Os encontros são agendados e, após a oficina, os alunos de TO conduzem outras atividades para certificar e fixar o aprendizado.

Nas redes sociais do IDAI, a equipe disponibiliza vídeos, reportagens e informações de relevância não só ao público-alvo, mas como à sociedade de maneira geral. Alguns dos exemplos são: como fazer chamadas no Whatsapp, lives no Instagram, usar o Facebook Messenger e dicas de jogos online.

Embora o novo formato esteja em adaptação, Taiuani comenta que o projeto tem boa adesão, pois, além de ser um ambiente de aprendizado, a tecnologia encurta distâncias. “Saber usá-las pode favorecer ao aumento do senso de pertencimento e participação social dessas pessoas”, sintetiza.

Exemplo de material veiculado pelo IDAI de treinamento para uso das redes sociais

Sobre o IDAI

De acordo com o IBGE, em 2019 o Brasil tinha mais de 28 milhões de pessoas com mais de 60 anos, número que representa 13% da população do país. O aumento da expectativa de vida e o avanço da tecnologia apresentam um dilema para a população idosa, pois as experiências adquiridas ao longo da vida foram moldadas em ambientes tecnológicos diferentes dos atuais.

A partir dessa premissa, a professora Taiuani Raymundo começou a pesquisar a relação entre tecnologia e idosos. “Logo que comecei meu trabalho, o primeiro projeto foi o de inclusão digital, pois eu acredito muito no potencial da independência das pessoas, além de seus benefícios sociais”, revela a coordenadora, que atua na UFPR desde 2014.

O IDAI conta também com a colaboração da professora Lilian Dias Bernardo, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), da doutoranda em Educação Física da UFPR  Isabela Vinharski Scheidt e de alunos das duas Instituições de Ensino Superior.

As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. As aulas são trabalhadas de acordo com a demanda e com o interesse do público. Para mais informações e inscrições nas oficinas, basta entrar em contato com a equipe através das redes sociais, por email ou pelo telefone 41 99156-3355.

Facebook: https://www.facebook.com/idaiufprifrj/

Instagram: @idaiufprifr

Youtube: https://youtu.be/KlNyZXj5Nd8

Email: taiuani@ufpr.br

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao novo coronavírus

Por Louiselene Meneses, com orientação de João Cubas


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR