Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto Cultimar recebe Prêmio Finep de Inovação 2012

Projeto Cultimar é desenvolvido em Guaratuba (PR)
Projeto Cultimar é desenvolvido em Guaratuba (PR)

O Projeto Cultimar, desenvolvido pelo Instituto GIA ─ Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais, recebeu o Prêmio Finep de Inovação 2012 na categoria Tecnologia Social. Coordenado pelo professor da UFPR Antonio Ostrensky, o projeto Cultimar trabalha no desenvolvimento das comunidades do litoral, incentivando a geração de renda a partir da maricultura, por meio da produção e comercialização de ostras e de camarões para isca-viva

A tecnologia social aplicada pelo Cultimar, desenvolvido desde 2005, alia ações técnico-científicas a ações de valorização da cultura local, de conservação do meio ambiente, de educação ambiental, turismo, em capacitações técnicas e no aperfeiçoamento profissional da cadeia produtiva da ostra nativa de Guaratuba, no litoral do Paraná . A maricultura é trabalhada atrelada a um conjunto de ações de valorização da cultura local, de educação  e capacitação técnica e de turismo.

O Instituto Gia reúne um grupo multidisciplinar de pesquisadores, muitos deles ligados também à UFPR.  A principal missão do GIA é assumir um papel direto na interação entre o setor acadêmico, a iniciativa privada e a sociedade civil em geral,  aplicando, com excelência e eficiência, métodos técnico-científicos na resolução de problemas ambientais, sociais e econômicos.

O prêmio Finep de Inovação 2012 foi entregue em Porto Alegre (RS), durante a cerimônia de encerramento do 5° Congresso Internacional de Inovação, no dia 31 de outubro.  Esta premiação  foi criada para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros, desenvolvidos no Brasil e já aplicados no País ou no exterior.

 

 

Sugestões

Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...