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Extensão e Cultura

Projeto da UFPR cria site sobre ensino de Exatas para deficientes visuais

Superintendência de Comunicação Social     9 de maio de 2019 - 8h26

O desafio de compreender disciplinas como Matemática, Física e Química torna-se uma tarefa ainda mais complexa para estudantes com deficiência visual. A ausência de material específico está entre as principais dificuldades dos professores para o processo de ensino-aprendizagem.

Pensando nisso, estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina criaram um site sobre o ensino de Exatas, voltado para deficientes visuais. O produto é resultado do projeto “Oficinas de materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais”, coordenado pelas professoras Rita de Cássia dos Anjos e Camila Tonezer.

Antes de iniciar as atividades, as acadêmicas Ana Paula Carvalho do Carmo, Nayara Talia Barros Barbosa e Thais Cristina dos Santos aprenderam a ler, escrever em Braille e até utilizar programas computacionais de acessibilidade. Ao longo do projeto, as bolsistas passaram a elaborar e adaptar materiais para o ensino de Exatas, voltados a deficientes visuais, como o multiplano, em que os alunos podem montar fórmulas de Física e realizar cálculos. Com o objetivo de compartilhar os produtos e iniciativas semelhantes, surgiu o site Física em Braille.

O grupo dedicou-se a pesquisas de materiais mais adequados, sites com acessibilidade e programas. “O aluno deficiente visual está na sala de aula e precisa ser incluído; para isso são necessários materiais específicos. Nosso objetivo foi unir tudo em único lugar para facilitar a vida deles e dos professores da rede pública. Muitas vezes os professores necessitam de materiais, mas não sabem onde encontrar. O site facilita nesse sentido”, comenta a docente Rita de Cássia dos Anjos.

“Nosso trabalho dá suporte para que os professores tornem o ensino mais palpável aos alunos, por meio de materiais pedagógicos. Os materiais que já existem, além de escassos, são de difícil acesso. Todo esse processo visa possibilitar aos alunos com deficiência visual uma chance de ter uma educação de maior qualidade, uma chance de inclusão”, avalia a estudante do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Ana Paula.

A página virtual possui várias abas com materiais pedagógicos e artigos de suporte, reunindo conteúdos e informações que encontravam-se fragmentadas na internet. De acordo com Rita, há muitos materiais espalhados pelo Brasil. A proposta do projeto é manter o site atualizado, com versões em inglês e espanhol, e incluir, até mesmo, materiais produzidos em outros países. “Contamos com a participação da sociedade para que nos envie outros sites e materiais que estão sendo desenvolvidos”, diz.

A próxima etapa do projeto é avaliar a utilização do material em sala de aula para realizar as alterações necessárias, tornando o material o mais acessível possível.

Projeto

Iniciado em 2015, o projeto está na segunda edição. “Oficinas de materiais pedagógicos para o ensino e aprendizagem de exatas para deficientes visuais” integra o programa Licenciar, que congrega projetos de cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Paraná, e é coordenado pela Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE).

O objetivo do Licenciar é apoiar ações que visem ao desenvolvimento de projetos voltados à melhoria da qualidade de ensino nas Licenciaturas.


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