Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto analisa medidas para amparar camadas frágeis da sociedade, no litoral paranaense, durante pandemia

O projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho), da UFPR, lançou a terceira edição do boletim produzido com dados estatísticos e análises sobre sete municípios da região litoral do Paraná. Este número é dedicado a analisar as medidas que foram implementadas desde março de 2020, tendo em vista amparar as camadas mais frágeis da sociedade brasileira.

O boletim 3 combina uma discussão sobre as medidas relativas ao tema, nas diversas esferas da federação, além de trazer à tona dados relativos a transferências de benefícios, em particular, do Auxílio Emergencial.

Com coordenação técnica das professoras Cinthia Maria de Sena Abrahão e Lucia Helena Alencastro, o trabalho é realizado a partir de um edital interno da UFPR para ações no contexto da pandemia de covid-19. A equipe do projeto direcionou parte de suas ações para sistematizar e produzir informações relativas ao ambiente produtivo e social da região litorânea. O público-alvo das ações do projeto de extensão são trabalhadores proprietários de pequenos negócios, trabalhadores informais e desempregados.

No total, serão sete edições que têm o objetivo de analisar as atividades de trabalho no contexto territorial que abrange Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná. Outro foco do projeto é prestar apoio “aos segmentos mais fragilizados da economia brasileira”, pensando particularmente nos trabalhadores informais e microempreendedores individuais.

Acesse aqui para a leitura completa do Boletim.

Edições anteriores

O primeiro boletim trouxe à tona dados que permitem compreender o quadro de formalidade e informalidade, as atividades econômicas empregadoras, o perfil de emprego por sexo e por faixa de remuneração. Evidenciou-se a expressividade do trabalho informal no mercado de trabalho na região, bem como a predominância do setor terciário na geração de empregos formais, que, por sua vez, remuneram abaixo da média estadual. No que se refere à escolaridade desses trabalhadores predomina o nível médio.

Um olhar sobre o perfil da população da região litoral do Paraná foi o tema do segundo boletim do projeto, com o objetivo de compreender o grau de vulnerabilidade social, que representa um dos fatores concretos para a ampliação do trabalho precário. Além dos dados censitários e estimados da população foi realizada uma síntese a partir do Cadastro Único (CADÚNICO) que permite explicitar a participação dos pobres e extremamente pobres nesse recorte territorial.

Sugestões

Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...
Abertas as inscrições para curso de formação em proteção de animais em comitês de ética
Estão abertas até dia 31 de março as inscrições para a 5ª edição do Curso de Formação em Proteção dos...