Ciência e Tecnologia

Programas de Pós-Graduação dos cursos de Administração, Contábeis e Turismo têm aula inaugural

Superintendência de Comunicação Social     11 de março de 2015 - 20h16

A primeira aula dos Programas de Pós-Graduação dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Turismo aconteceu nesta quarta (11), no auditório do setor de Sociais Aplicadas, no campus Botânico. A aula contou com a presença da Coordenadora de Área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Eliane Pereira Zanith, que falou sobre algumas mudanças, como a alteração do tempo de avaliação dos cursos de trienal para quadrienal.

Em sua exposição, a professora Eliane detalhou as mudanças nas formas de avaliação dos programas. “A partir de agora, os professores poderão participar simultaneamente de três programas de Pós-Graduação e a avaliação será feita de forma comparativa com outras instituições. Há também a preocupação com a produção acadêmica de qualidade em periódicos”, explica. Essas mudanças, segundo ela, visam o aprimoramento dos cursos e da produção acadêmica de cada um.

As aulas e atividades que são feitas de formas conjuntas entre os cursos acabam funcionando para aumentar a visibilidade deles. Para a professora Vânia Aparecida Vicente, Coordenadora de Programas de Pós-Graduação da UFPR, essa conversa é de grande importância. “Através desse maior diálogo, desse esforço institucional, os cursos só tem a se beneficiar. Ajuda cada um a melhorar o seu direcionamento e é um caminho a ser seguido”, diz.

Expansão dos Programas

O objetivo com essas ações, tanto por parte da Capes, quanto da UFPR, é aumentar a qualidade do ensino e da pesquisa. Para o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, que também estava presente, esse tipo de ação coordenada é singular e de grande relevância. “A reunião desses três cursos é uma ocasião especial para a Universidade, desenvolvendo atividades, aliando pesquisadores, sempre a fim de expandir os programas”.

Foto: Ana Assunção.

Foto: Ana Assunção

Por Kaleb Ferreira (sob orientação de Aurélio Munhoz)