Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programas de pós-graduação do Setor de Biológicas fazem encontro conjunto para ampliar interação na pesquisa

Começou na última segunda-feira (3) e vai até sexta (7) o I Encontro das Pós-Graduações de Biologia Celular e Molecular, e de Microbiologia,
Parasitologia e Patologia. É a primeira vez que os dois programas se unem num mesmo evento. O objetivo é ampliar a interação entre docentes e pesquisadores de diferentes disciplinas, de modo que as pesquisas e temas abordados em ambos os programas sejam aprofundados.

A organização é feita por uma comissão de estudantes e docentes dos dois programas. Ao longo do evento, haverá mais de 70 apresentações orais de estudantes de mestrado e doutorado, exposição de pôsteres, minicursos e palestras.

Na abertura, o coordenador do PPG-BiocelMol, professor Francisco Filipak, fez um resgate histórico do programa de pós-graduação, que completou 40 anos em 2018. Iniciado como programa de Morfologia, passou a abrigar o campo da Biologia Celular em 1987. Em 2000, passou a ter orientadores do Instituto de Biologia Molecular do Paraná e, em 2002, ganhou a atual denominação, com a abertura do curso de doutorado.

O PPG-BiocelMol conta com docentes de diversos Departamentos do Setor de Ciências Biológicas e do ICC-FioCruz e já formou mais de 200 mestres e 130 doutores.

A coordenadora do PPG-MPP, professora Edneia Cavalieri, também relatou um pouco da história do seu curso. Com início das atividades em 2003, o PPG-MPP passou a contar com doutorado em 2009, e desde 2013 possui conceito 5 da Capes.

Fazem parte do curso 24 docentes, inseridos nas três áreas de concentração, que orientam os 69 discentes hoje matriculados. Até o
momento, o programa já formou 180 mestres e 30 doutores. “Neste período, a formação tem levado ao mercado de trabalho profissionais que contribuem para o processo de investigação científica no Brasil”, resumiu Cavalieri.

As representantes discentes dos dois programas. Isabela Correia e Vanessa Ribeiro, também agradeceram o público presente e apresentaram os minicursos e palestras e apresentações que fazem parte do evento. “Todos estão convidados a contribuir intelectualmente com os trabalhos”, enfatizou a doutoranda Vanessa.

Por fim, o diretor do SCB, professor Edvaldo Trindade, parabenizou a iniciativa do encontro conjunto entre as duas pós-graduações,
reforçando o caráter colaborativo das parcerias: “Nesse momento, as colaborações são mais que bem-vindas. Nosso trabalho é no sentido de ampliar e garantir que editais de financiamento sejam públicos e dêem visibilidade para nossas ações”.

Na palestra de abertura, o professor Aldo José Gorgatti Zarbin, titular do Departamento de Química da UFPR e presidente da Sociedade Brasileira de Química, apresentou diversos números sobre a ciência no Brasil na palestra “Geração de conhecimento e Universidades Públicas no Brasil: um casamento indissociável”.

Nas páginas do Facebook dos dois programas de pós-graduação
(@pgbiocel e @ppgmpp), está disponível a programação completa do evento, que vai até a próxima sexta-feira, 07/12

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...