Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Programação da Consciência Negra desta semana tem inauguração de biblioteca, gastronomia e documentário

Superintendência de Comunicação Social     18 de novembro de 2019 - 12h33

A inauguração da biblioteca Enedina Alves Marques, primeira engenheira negra do Brasil formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1945, integra a programação do Mês da Consciência Negra da UFPR desta semana. A cerimônia será nesta terça-feira (19), às 19h, na Casa do Estudante Universitário. Além disso, os Restaurantes Universitários (RUs) oferecerão cardápios típicos nesta quarta (20). No almoço serão servidos caldo de mancarra (Guiné-Bissau) e fufu de fubá (República Democrática do Congo) e o jantar terá sopa de frango ao curry (África do Sul).

Ainda na quarta (20) ocorrerá o “I Seminário Educação para as Relações Étnico-raciais nos Currículos da UFPR”, pela manhã na Reitoria e à noite no Campus Rebouças. Ainda na Reitoria, na quarta (20), às 17h, ocorrerá um ato solene no gabinete do reitor, com homenagem ao servidor técnico-administrativo José Carlos Appolinário, que receberá o certificado de reconhecimento profissional. A semana ainda terá exposição, sarau, feira cultural, mesa redonda, apresentação de bateria de escola de samba, grupo de estudos e outras atrações. No domingo (24) o documentário “Eu não sou seu negro” será exibido e debatido, às 13h30, no Sesc Paço.

Exposição “A saia que gira – cartografando o feminino negro nas porta-bandeiras de Curitiba” segue até terça (19) no Prédio Histórico da UFPR e de 20 a 31 de novembro, no Campus Rebouças

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e a UFPR promove, durante o mês inteiro, uma série de ações artístico-culturais nos diversos campi da instituição para discutir temas relacionados à consciência negra. A iniciativa é promovida por meio de uma articulação entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec), Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad), núcleos de pesquisa e extensão, coletivos de estudantes e grupos artísticos.

A programação completa do Mês da Consciência Negra na UFPR pode ser conferida neste link