Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa “Volume UFPR” tem novo formato com boletins informativos sobre coronavírus na UniFM

O programa de rádio “Volume UFPR”, da Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR em parceria com a UniFM, está com formato novo. Para acompanhar as necessidades de informação do público, o “Volume UFPR” passa a ser, temporariamente, “Boletim Informativo: coronavírus”. Agora, a programação é totalmente voltada a questões relacionadas à Covid-19 e à quarentena com um programete de curta duração que roda a cada duas horas, entre um quadro e outro da UniFM 94,5.

Para que todos fiquem atualizados sobre assuntos como mudanças no trabalho, economia, medidas de higiene pessoal e prevenção, as dicas rodarão por toda a programação da UniFM todos os dias da semana. A proposta não é replicar o que já está sendo dito, mas, sim, conectar a informação à realidade da sociedade. O foco do boletim é, além de facilitar a compreensão de notícias, divulgar dicas práticas de especialistas sobre o que fazer durante a quarentena. Antes, o programa “Volume UFPR” promovia rodas de conversa entre especialistas sobre os mais diversos temas relacionados a projetos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Confira a playlist de programetes do “Boletim informativo: coronavírus”

O diretor da rádio UniFM, Jackson Gomes Júnior, reforça que a roupagem temporária do programa se desenha para ajudar os ouvintes a enfrentarem, com consciência, essa pandemia. “O Volume já vinha atuando como divulgador do conhecimento científico produzido pela Universidade. Agora, as mudanças são como uma forma de pulverizar esse conteúdo ao longo de toda a programação diária, atingindo assim um maior número de pessoas”.

Para Mônica Ferreira, aluna bolsista da Agência Escola de Comunicação Pública UFPR responsável pela produção do programa com orientação do professor de Jornalismo Elson Faxina, o momento atual traz novos desafios. “A cada instante, várias atualizações sobre o coronavírus chegam e o nosso papel é filtrar tudo para que as informações de maior impacto no nosso cotidiano cheguem aos ouvintes”.

Cada programete traz o comentário e sugestões de um professor pesquisador da UFPR a partir de um tema sugerido por ele mesmo ou como resposta a dúvidas apresentadas pela sociedade. Confira abaixo um boletim informativo com dicas de higiene pessoal ao retornar para a casa, com o presidente da Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 da UFPR, Emanuel Maltempi de Souza, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular:


Por Gabriel Protetti

Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...
Simepar prevê outono ameno, com veranicos, nevoeiros e geadas pouco frequentes
La Niña resfria as águas do Pacífico Equatorial O outono tem início à 0h06 desta quarta-feira 20 de...