Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Solo na Escola lança catálogo reunindo artigos de Educação em Solos no Brasil

 Reunindo resumos de 150 textos científicos, acaba de ser lançado o “Catálogo de Artigos de Educação em Solos no Brasil”, publicado pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná. Os autores são o professor Marcelo Ricardo de Lima e as bolsistas extensão Anna Vitória Gurgel Knopki, Kemelyn Hack Pires, Luane Aparecida Staben, Mareza Fernandes de Araújo e Sara de Paula Sant’ana.

A obra é fruto das atividades do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, que atua desde de 2002, e compila informações, resumos e links de 150 artigos publicados em revistas científicas sobre o tema Educação em Solo, no período de 1998 ao primeiro semestre de 2020.

O interesse de organizar a publicação partiu da necessidade de catalogar a dispersa produção acadêmica na área de Educação em Solos. Pela sua natureza interdisciplinar, situada entre várias áreas do conhecimento, como a Ciência do Solo, Educação, Geografia, Biologia, Química, Física, Ensino de Ciências, dentre outras, os artigos científicos produzidos encontram-se publicados em um grande número de revistas, com enfoques e missão editorial bastante distintas entre si.

A pesquisa na área de Educação em Solos se intensificou somente na última década e, portanto, é uma área de conhecimento relativamente recente. Os autores constataram, pelos dados apresentados na Introdução da publicação, que a produção científica nesta área do conhecimento encontra-se muito dispersa, tendo identificado artigos de 386 autores em 87 diferentes revistas.

A publicação tem o intuito de contribuir com estudantes de graduação na elaboração de seus trabalhos de conclusão de curso e monografias, com os pós-graduandos na redação de suas monografias de especialização, dissertações de mestrado e teses de doutorado, e demais pesquisadores da Educação em Solos na produção de artigos.

O catálogo é o primeiro fruto do esforço do grupo de bolsistas extensão do Programa Solo na Escola/UFPR, contemplados no Edital Extraordinário PROEC/UFPR 01/2020 (Bolsas de Extensão em Tempos de Pandemia), os quais já estão trabalhando em outros materiais que deverão estar concluídos até o final de julho.

Serviço:

Livro: Artigos de Educação em Solos no Brasil

Editora: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download do livro: https://bit.ly/3dXJifq

Contato com os organizadores do livro: projetosolonaescola@gmail.com

Sugestões

A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
Programa Startup Garage UFPR está com inscrições abertas
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio da Superintendência de Parcerias e Inovação (SPIn) em...
Na linha de frente da ação climática, comunidade global prioriza os alertas precoces para todos
Comemorado em 23 de março, o Dia Meteorológico Mundial foi instituído pela Organização das Nações Unidas...