Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Programa Primeira Pesquisa volta com novo formato e série sobre TCCs premiados

Superintendência de Comunicação Social     22 de junho de 2020 - 19h09

O programa Primeira Pesquisa, produzido pela Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR (AE) em parceira com a UFPR TV, voltará ao ar a partir desta terça-feira (23), às 15h. Para se adaptar às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde devido à pandemia de Covid-19, as gravações foram todas feitas de forma remota. O novo formato contará com episódios mais curtos, dinâmicos e passará a explorar e a ampliar o termo “pesquisa” e entra na programação da UFPR TV quinzenalmente às quartas-feiras, às 15h.

Inicialmente, irá ao ar uma série sobre os ganhadores do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos campi avançados, fora da sede da UFPR, chamado “Desafio Integra TCC: Ideias de Impacto”. O programa ainda contará com outros quadros que mostrarão como os estudantes e pesquisadores estão produzindo pesquisa em meio à pandemia. O objetivo é trazer reportagens mais comportamentais e que conversem com os interesses dos alunos de graduação, além dos temas abordados anteriormente, como a iniciação científica e o TCC.

O coordenador de produção audiovisual da AE, professor Elson Faxina, conta que devido ao isolamento social imposto pela atual pandemia foi um desafio pensar em novos formatos para a produção do programa. “Tínhamos que manter no ar um programa sobre a primeira pesquisa feita por alunos da UFPR. Mas como produzir audiovisual sem ir ao campo, para entrevistar pessoas, checar os fatos e fazer imagens?”. A saída foi acreditar que as novas tecnologias também podem ser grandes aliadas.

Os episódios do programa são feitos em parceria com os próprios estudantes e pesquisadores da Universidade. Tanto a participação dos bolsistas da Agência Escola quanto a dos entrevistados é ativa no processo de produção audiovisual. “Democratizar a comunicação é um dos principais objetivos da Agência Escola. Trata-se, portanto, de uma dupla forma de democratizar a produção audiovisual. De um lado, temos o profissional da área, ou seja, o repórter e do outro lado temos o próprio sujeito do fato, o pesquisador. Ao participar da produção audiovisual daquilo que ele domina muito bem, ele ainda aprende como produzir um audiovisual”, explica Faxina.

A retomada

Durante os próximos meses, o Primeira Pesquisa entrará na grade da UFPR TV em intervalos quinzenais. O lançamento do primeiro episódio será nesta terça-feira (23), às 15h, mas a partir do segundo episódio, o programa entrará ao ar às quartas-feiras. Na retomada, o Primeira Pesquisa contará com uma série sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso premiados pelo concurso “Desafio Integra TCC: Ideias de Impacto”, do Programa da Integra – Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi.

Episódio de lançamento do novo formato traz TCC da recém-graduada em Serviço Social Bárbara Antunes da Silva sobre impacto da violência doméstica na vida acadêmica. Imagem: Divulgação

As pesquisas vencedoras abordam temas como violência doméstica, o ensino da matemática e a qualidade das águas e dos rios. O concurso contou com trabalhos dos campi de Toledo, Pontal do Paraná e Jandaia do Sul e os setores Litoral e Palotina. A produção do Primeira Pesquisa é realizada pelos bolsistas de Jornalismo da Agência Escola Luísa Mainardes e Gabriel Protetti, com coordenação do professor Elson Faxina e do jornalista Carlos Debiasi.

O episódio de lançamento no novo formato traz o depoimento da recém-graduada em Serviço Social Bárbara Antunes da Silva sobre o seu TCC, intitulado “Por detrás dos sorrisos: o impacto da violência doméstica e familiar na vida acadêmica das estudantes da UFPR Litoral”. Bárbara conta em detalhes como foi a escolha do tema, o processo de coleta de dados, os resultados da pesquisa e ainda traz relatos das estudantes que responderam o questionário. “É muito interessante dar visibilidade para o curso de Serviço Social, porque as pessoas costumam ter uma ideia equivocada sobre as atribuições que o assistente social desenvolve. Mas acho que o principal é dar visibilidade a um tema que é tão importante e debatê-lo em toda a estrutura universitária”, comenta.

Por Luísa Mainardes
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2020 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pela AGTIC - Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPR