Extensão e Cultura

Programa Primeira Pesquisa volta com novo formato e série sobre TCCs premiados

Superintendência de Comunicação Social     22 de junho de 2020 - 19h09

O programa Primeira Pesquisa, produzido pela Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR (AE) em parceira com a UFPR TV, voltará ao ar a partir desta terça-feira (23), às 15h. Para se adaptar às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde devido à pandemia de Covid-19, as gravações foram todas feitas de forma remota. O novo formato contará com episódios mais curtos, dinâmicos e passará a explorar e a ampliar o termo “pesquisa” e entra na programação da UFPR TV quinzenalmente às quartas-feiras, às 15h.

Inicialmente, irá ao ar uma série sobre os ganhadores do Concurso de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos campi avançados, fora da sede da UFPR, chamado “Desafio Integra TCC: Ideias de Impacto”. O programa ainda contará com outros quadros que mostrarão como os estudantes e pesquisadores estão produzindo pesquisa em meio à pandemia. O objetivo é trazer reportagens mais comportamentais e que conversem com os interesses dos alunos de graduação, além dos temas abordados anteriormente, como a iniciação científica e o TCC.

O coordenador de produção audiovisual da AE, professor Elson Faxina, conta que devido ao isolamento social imposto pela atual pandemia foi um desafio pensar em novos formatos para a produção do programa. “Tínhamos que manter no ar um programa sobre a primeira pesquisa feita por alunos da UFPR. Mas como produzir audiovisual sem ir ao campo, para entrevistar pessoas, checar os fatos e fazer imagens?”. A saída foi acreditar que as novas tecnologias também podem ser grandes aliadas.

Os episódios do programa são feitos em parceria com os próprios estudantes e pesquisadores da Universidade. Tanto a participação dos bolsistas da Agência Escola quanto a dos entrevistados é ativa no processo de produção audiovisual. “Democratizar a comunicação é um dos principais objetivos da Agência Escola. Trata-se, portanto, de uma dupla forma de democratizar a produção audiovisual. De um lado, temos o profissional da área, ou seja, o repórter e do outro lado temos o próprio sujeito do fato, o pesquisador. Ao participar da produção audiovisual daquilo que ele domina muito bem, ele ainda aprende como produzir um audiovisual”, explica Faxina.

A retomada

Durante os próximos meses, o Primeira Pesquisa entrará na grade da UFPR TV em intervalos quinzenais. O lançamento do primeiro episódio será nesta terça-feira (23), às 15h, mas a partir do segundo episódio, o programa entrará ao ar às quartas-feiras. Na retomada, o Primeira Pesquisa contará com uma série sobre os Trabalhos de Conclusão de Curso premiados pelo concurso “Desafio Integra TCC: Ideias de Impacto”, do Programa da Integra – Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi.

Episódio de lançamento do novo formato traz TCC da recém-graduada em Serviço Social Bárbara Antunes da Silva sobre impacto da violência doméstica na vida acadêmica. Imagem: Divulgação

As pesquisas vencedoras abordam temas como violência doméstica, o ensino da matemática e a qualidade das águas e dos rios. O concurso contou com trabalhos dos campi de Toledo, Pontal do Paraná e Jandaia do Sul e os setores Litoral e Palotina. A produção do Primeira Pesquisa é realizada pelos bolsistas de Jornalismo da Agência Escola Luísa Mainardes e Gabriel Protetti, com coordenação do professor Elson Faxina e do jornalista Carlos Debiasi.

O episódio de lançamento no novo formato traz o depoimento da recém-graduada em Serviço Social Bárbara Antunes da Silva sobre o seu TCC, intitulado “Por detrás dos sorrisos: o impacto da violência doméstica e familiar na vida acadêmica das estudantes da UFPR Litoral”. Bárbara conta em detalhes como foi a escolha do tema, o processo de coleta de dados, os resultados da pesquisa e ainda traz relatos das estudantes que responderam o questionário. “É muito interessante dar visibilidade para o curso de Serviço Social, porque as pessoas costumam ter uma ideia equivocada sobre as atribuições que o assistente social desenvolve. Mas acho que o principal é dar visibilidade a um tema que é tão importante e debatê-lo em toda a estrutura universitária”, comenta.

Por Luísa Mainardes
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR