Extensão e Cultura

Programa oferece vagas gratuitas para sete idiomas; curso de Inglês abre inscrições dia 21 de janeiro

Superintendência de Comunicação Social     21 de dezembro de 2018 - 14h37

A Universidade Federal do Paraná disponibilizará, a partir do mês de janeiro, centenas de vagas gratuitas para cursos de língua estrangeira. As aulas integram o Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), promovido desde 2013 pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a UFPR.

Somente para Língua Inglesa, haverá diversos editais ao longo do ano. A cada oferta, serão disponibilizadas 450 vagas gratuitas, distribuídas em 18 turmas. As vagas são destinadas para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e servidores técnico-administrativos da UFPR.

O objetivo do programa é incentivar o aprendizado das diversas línguas oferecidas e propiciar uma mudança abrangente no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades brasileiras.

Além do Inglês, o programa também oferece cursos de Alemão, Espanhol, Francês, Italiano, Japonês e Português como Língua Estrangeira. As aulas são presenciais e ministradas por estudantes do curso de Letras da UFPR, coordenados por um docente.

O curso de rápida duração possui carga horária de 16 horas (um mês) e o de média duração, 32 horas (dois meses). As atividades acontecerão nos campi Jardim Botânico, Centro Politécnico, Rebouças e Reitoria, em horários flexíveis.

Entre as modalidades de cursos estão “Preparatórios para TOEFL”; “Estratégias de leitura”; “Produção oral/conversação”; “Produção escrita”; “EMI” e “Mobilidade Acadêmica”.

O programa também oferecerá aplicação gratuita do teste TOEFL ITP de proficiência em Língua Inglesa.

Inscrições para Inglês

A primeira turma do curso de Inglês de 2019 receberá inscrições entre os dias 21 de janeiro e 06 de fevereiro. As aulas terão início em 25 de fevereiro.

As inscrições são realizadas pelo site isfaluno.mec.gov.br

Para mais informações, acesse www.isfufpr.wix.com/isfufpr ou a página do Idiomas sem Fronteiras no Facebook.

A sede do NucLi/IsF fica no Campus Reitoria, Edifício Dom Pedro I, 7º andar, sala 721. O telefone para contato é o 3360-5211 e o e-mail isf.ufpr@gmail.com