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Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola é contemplado em Chamada Pública

A proposta do Programa Interinstitucional de Ciência Cidadã na Escola (PICCE), coordenada pela Universidade Federal do Paraná, foi contemplada na Chamada Pública MEC-MCTIC nº 1/2019 do Programa Ciência na Escola e receberá um financiamento de 3,2 milhões de reais para colocar em prática as ações planejadas.

Coordenado pela UFPR, o PICCE será desenvolvido em parceria com Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Secretaria de Estado da Educação (SEED) do Paraná, Fiocruz Paraná e Agência Espacial Brasileira e envolverá mais de 130 pesquisadores destas instituições.

Dentre os objetivos do Programa estão: aprimorar o ensino de ciências nas escolas de educação básica; promover o ensino por investigação voltado à solução de problemas; intensificar a qualificação de professores da educação básica para o ensino de ciências;  estimular o interesse dos alunos da educação básica pelas carreiras científicas; identificar jovens talentos para as ciências; fomentar a implementação de soluções inovadoras que contribuam para aprimorar o ensino e o aprendizado de ciências; incentivar o uso de novas tecnologias educacionais e novos métodos de ensino de ciências; fortalecer a interação entre escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação; e democratizar o conhecimento e popularizar a ciência.

Foto: Ana Assunção

O PICCE está estruturado em três eixos de trabalho: Eixo I – Intervenção: Práticas de investigação por meio de protocolos comuns compartilhados em rede; Eixo II – Formação: Ensino por projetos de investigação e iniciação à metodologia científica; e Eixo III – Avaliação e Divulgação: acompanhamento e disseminação dos resultados e dos processos desencadeados pelo Programa.

No primeiro eixo serão desenvolvidos e aplicados protocolos de investigação próprios às áreas do conhecimento científico envolvidas, com base no conceito de ciência cidadã e com enfatizando a busca de solução para os problemas enfrentados em cada comunidade escolar. A etapa de formação desenvolverá, no ambiente da sala de aula, ações voltadas ao estímulo à aprendizagem por investigação e à aplicação da metodologia científica em projetos escolares. No terceiro eixo, os resultados e os processos desencadeados pelas ações do PICCE serão acompanhados em cada escola participante. Os dados recolhidos serão objetos de reflexão durante seminários de avaliação e planejamento a serem realizados periodicamente.

As ações desenvolvidas no âmbito do PICCE serão orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU), destinados a, entre outros, erradicar a miséria, proteger o planeta e assegurar paz e prosperidade, além de educação de qualidade a todos.

Sobre o Ciência na Escola

O Programa Ciência na Escola (PCE) envolve um compromisso pelo aprimoramento do ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Programa será gerenciado, monitorado e avaliado, com resultados disponibilizados em Portal construído pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A chamada pública visa contribuir com o aprimoramento do ensino de ciências na educação básica e à seleção de propostas apresentadas por redes de instituições que envolvam escolas de educação básica, instituições de ensino superior, espaços de ciência e outras instituições de ciência, tecnologia e inovação.

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