Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa Integridade combate fraudes e corrupção na universidade

A Coordenadoria de Governança e Riscos (CGR) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveu um conjunto de medidas institucionais voltadas para a prevenção, detecção, punição e remediação de fraudes e atos de corrupção, em apoio à boa governança. As ações fazem parte do Programa de Integridade na universidade, implantado em agosto deste ano.

Segundo a CGR, entre as principais providências tomadas estão disposições que abrangem ética, conflito de interesses e nepotismo.

Nepotismo

A CGR vinculou uma Declaração de Nepotismo, referente à existência de parentesco, nos processos que envolvem nomeação e movimentação de servidores públicos, contratação de professores substitutos, nomeação em função de agentes públicos, contratação de colaboradores terceirizados, bolsistas e estagiários remunerados.

Também foi elaborado um documento que pode ser consultado por membros da comunidade interna de diversas unidades para a verificação das situações de nepotismo. Ainda pretende-se incluir a declaração e o fluxo de nepotismo em outras áreas até então não contempladas.

Ética

A CGR aprovou, junto ao Conselho Universitário (Coun), o Código de Ética da UFPR e lançou a campanha Ética na Prática, que tem o objetivo de conscientizar os agentes públicos da universidade e estimular boas práticas nas relações pessoais e no ambiente de trabalho. A campanha é contínua e será reforçada.

Conflito de interesses

Um fluxo interno para análises sobre conflito de interesses foi elaborado e está disponível para consulta. A CGR também assegura acesso ao Sistema Eletrônico de Prevenção de Conflito de Interesse (Seci), que esclarece dúvidas relacionadas ao tema.

Canal de denúncia

Um fluxo de canal de denúncia orienta a respeito do processo. Campanhas periódicas serão desenvolvidas.

Riscos à integridade

A CGR elencou eventos de riscos e os registrou no Sistema Agatha de Gestão de Risco. A ideia da campanha “Riscos para a Integridade” é alertar para atitudes que ferem a integridade do servidor e que devem ser evitadas. Outros eventos de risco ainda serão elencados pelas unidades.

Sugestões

UFPR lamenta o falecimento do servidor Augustinho Gilberto Bolina
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento do servidor Augustinho...
UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...