Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPR comemora 10 anos

Bruna Bertoldi Gonçalves     21 de março de 2019 - 17h32

A I Semana de Integração da Graduação e da Pós-Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou na última terça-feira, 19, e segue até sexta-feira, 22, no Setor de Ciências da Saúde, no Alto da Glória. Na programação que marca as comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), palestras, oficinas e o I Encontro dos Egressos do Programa.

O evento passou a integrar o calendário acadêmico e, na primeira edição, conta com a participação de mais de 300 inscritos. As oficinas e as palestras ministradas por professores da UFPR e de outras instituições brasileiras abordam temas relacionados à pós-graduação. Uma apresentação musical com alunos da graduação foi realizada no início da cerimônia de abertura. 

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou dos esforços empenhados por professores, alunos e parceiros do PPGO e reforçou a importância da pós-graduação para o desenvolvimento do país. “Celebrar o êxito da pós-graduação significa celebrar aquilo que de mais estratégico há para a universidade pública brasileira, inclusive para reafirmar o seu protagonismo e sua imprescindibilidade nesse momento histórico que somos colocados a todo momento em cheque e em dúvida. Sem a produção do conhecimento da ciência, tecnologia e inovação que as universidades, particularmente os programas de pós-graduação brasileiros têm feito, não existe futuro, novas gerações se formando, não existe soberania, não existe desenvolvimento. A universidade pública é que é o lugar por excelência da produção do conhecimento brasileiro”, pontuou.

A abertura da I Semana ocorreu na tarde do dia 19 de março, no auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

A coordenadora do Programa, professora Juliana Lucena Schussel, falou sobre a produção de conhecimentos na área de Odontologia. “O Brasil tem um papel de destaque na área de Odontologia. Quando pensamos em produção científica no país, ocupamos a 15ª posição em produção de artigos e a 18ª em número de citações. Quando pensamos na área de Odontologia, somos o segundo país que mais produz conhecimento e o 4º em número de citações, mostrando que não é apenas quantidade, mas também qualidade nas pesquisas desenvolvidas. Somos referência para o mundo”.

Juliana apresentou o histórico do PPGO, elencou conquistas, considerou as perspectivas para os próximos anos e destacou a competitividade da profissão. Segundo o Conselho Regional de Odontologia do Paraná, há cerca de 325 mil profissionais no estado. “O Curso de Odontologia da UFPR é o mais antigo do país. Nestes 107 anos de existência, sempre foi considerado uma referência no Paraná e região Sul. Podemos dizer que o Programa está só engatinhando quando comparamos com a história centenária do nosso curso, porém, nesses 10 anos, muitas conquistas foram alcançadas. O PPGO consolidou suas áreas de concentração – Estomatologia, Odontopediatria e Clínica Odontológica -, com pesquisas nas áreas de Ortodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial e Radiologia. Sempre com a preocupação com pesquisas de qualidade”, frisou a professora.

Ao falar do Programa, o diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Nelson Luis Barbosa Rebellato, citou Yoko Ono com o pensamento “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. “O plantio começa a dar frutos. Vários egressos de nossa pós já se encontram produzindo e transferindo conhecimento em outras instituições do país. Alcançamos com esforço a nota 4 da Capes, o que nos permitiu abrir também o doutorado. Necessitamos mais, e vocês todos serão agentes para que possamos atingir a excelência. Apesar das dificuldades nos últimos três anos com os cortes de verbas, continuamos a demonstrar que todo e qualquer investimento que se faça em ensino, pesquisa e extensão traz retorno ao coletivo e auxilia no crescimento da nação”.

A primeira turma do Doutorado em Odontologia da UFPR teve início em 2019. O PPGO já recebeu alunos de diversas regiões do país e do exterior e possui parcerias com instituições nacionais e internacionais. Atualmente, soma 59 alunos de mestrado, quatro de doutorado e um de pós-doutorado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Francisco de Assis Mendonça, reforçou a posição representativa do Programa, com conceito 4 na Capes, e parabenizou a equipe.“Gostaria de destacar que num momento de tamanha crise que vivenciamos, tem sempre a crença, e na PRPPG a gente comunga com os coordenadores esse pensamento, de que a melhor resposta é a produção melhor possível que se possa fazer do conhecimento”.

A vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz, o coordenador de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPR, professor André Luiz Felix Rodacki, a coordenadora do curso de graduação em Odontologia, professora Ângela Fernandes, o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia do PPGO, professor Fabian Calixto Fraiz, a presidente da sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), professora Isabela Almeida Pordeus, estudantes, docentes, servidores e outros convidados participaram da cerimônia de abertura da Semana.

No primeiro dia de atividades, a coordenadora da área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Altair Cury, ministrou a palestra “Panorama da Pós-Graduação em Odontologia no Brasil”.

Confira a programação completa da Semana na página do PPGO no Facebook.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR