Ensino e Educação

Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPR comemora 10 anos

Bruna Bertoldi Gonçalves     21 de março de 2019 - 17h32

A I Semana de Integração da Graduação e da Pós-Graduação do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começou na última terça-feira, 19, e segue até sexta-feira, 22, no Setor de Ciências da Saúde, no Alto da Glória. Na programação que marca as comemorações dos 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), palestras, oficinas e o I Encontro dos Egressos do Programa.

O evento passou a integrar o calendário acadêmico e, na primeira edição, conta com a participação de mais de 300 inscritos. As oficinas e as palestras ministradas por professores da UFPR e de outras instituições brasileiras abordam temas relacionados à pós-graduação. Uma apresentação musical com alunos da graduação foi realizada no início da cerimônia de abertura.

O reitor da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, lembrou dos esforços empenhados por professores, alunos e parceiros do PPGO e reforçou a importância da pós-graduação para o desenvolvimento do país. “Celebrar o êxito da pós-graduação significa celebrar aquilo que de mais estratégico há para a universidade pública brasileira, inclusive para reafirmar o seu protagonismo e sua imprescindibilidade nesse momento histórico que somos colocados a todo momento em cheque e em dúvida. Sem a produção do conhecimento da ciência, tecnologia e inovação que as universidades, particularmente os programas de pós-graduação brasileiros têm feito, não existe futuro, novas gerações se formando, não existe soberania, não existe desenvolvimento. A universidade pública é que é o lugar por excelência da produção do conhecimento brasileiro”, pontuou.

A abertura da I Semana ocorreu na tarde do dia 19 de março, no auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. Foto: Nicolle Schumacher/Sucom-UFPR

A coordenadora do Programa, professora Juliana Lucena Schussel, falou sobre a produção de conhecimentos na área de Odontologia. “O Brasil tem um papel de destaque na área de Odontologia. Quando pensamos em produção científica no país, ocupamos a 15ª posição em produção de artigos e a 18ª em número de citações. Quando pensamos na área de Odontologia, somos o segundo país que mais produz conhecimento e o 4º em número de citações, mostrando que não é apenas quantidade, mas também qualidade nas pesquisas desenvolvidas. Somos referência para o mundo”.

Juliana apresentou o histórico do PPGO, elencou conquistas, considerou as perspectivas para os próximos anos e destacou a competitividade da profissão. Segundo o Conselho Regional de Odontologia do Paraná, há cerca de 325 mil profissionais no estado. “O Curso de Odontologia da UFPR é o mais antigo do país. Nestes 107 anos de existência, sempre foi considerado uma referência no Paraná e região Sul. Podemos dizer que o Programa está só engatinhando quando comparamos com a história centenária do nosso curso, porém, nesses 10 anos, muitas conquistas foram alcançadas. O PPGO consolidou suas áreas de concentração – Estomatologia, Odontopediatria e Clínica Odontológica -, com pesquisas nas áreas de Ortodontia, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial e Radiologia. Sempre com a preocupação com pesquisas de qualidade”, frisou a professora.

Ao falar do Programa, o diretor do Setor de Ciências da Saúde, professor Nelson Luis Barbosa Rebellato, citou Yoko Ono com o pensamento “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade”. “O plantio começa a dar frutos. Vários egressos de nossa pós já se encontram produzindo e transferindo conhecimento em outras instituições do país. Alcançamos com esforço a nota 4 da Capes, o que nos permitiu abrir também o doutorado. Necessitamos mais, e vocês todos serão agentes para que possamos atingir a excelência. Apesar das dificuldades nos últimos três anos com os cortes de verbas, continuamos a demonstrar que todo e qualquer investimento que se faça em ensino, pesquisa e extensão traz retorno ao coletivo e auxilia no crescimento da nação”.

A primeira turma do Doutorado em Odontologia da UFPR teve início em 2019. O PPGO já recebeu alunos de diversas regiões do país e do exterior e possui parcerias com instituições nacionais e internacionais. Atualmente, soma 59 alunos de mestrado, quatro de doutorado e um de pós-doutorado.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Francisco de Assis Mendonça, reforçou a posição representativa do Programa, com conceito 4 na Capes, e parabenizou a equipe.“Gostaria de destacar que num momento de tamanha crise que vivenciamos, tem sempre a crença, e na PRPPG a gente comunga com os coordenadores esse pensamento, de que a melhor resposta é a produção melhor possível que se possa fazer do conhecimento”.

A vice-reitora, professora Graciela Bolzón de Muniz, o coordenador de Programas de Pós-Graduação stricto sensu da UFPR, professor André Luiz Felix Rodacki, a coordenadora do curso de graduação em Odontologia, professora Ângela Fernandes, o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia do PPGO, professor Fabian Calixto Fraiz, a presidente da sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), professora Isabela Almeida Pordeus, estudantes, docentes, servidores e outros convidados participaram da cerimônia de abertura da Semana.

No primeiro dia de atividades, a coordenadora da área de Odontologia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Altair Cury, ministrou a palestra “Panorama da Pós-Graduação em Odontologia no Brasil”.

Confira a programação completa da Semana na página do PPGO no Facebook.