Ensino e Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR completa 45 anos de existência em 2020

Superintendência de Comunicação Social     28 de setembro de 2020 - 11h26

O ano de 2020 marca os 45 anos de existência do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que nasceu em março de 1975 como um curso de pós-graduação em nível de mestrado.

A primeira dissertação foi defendida em 13 de agosto de 1977 pelo professor Lauro da Silva Becker. De lá para cá, outras 1335 dissertações foram finalizadas no Programa. O curso de doutorado foi criado no ano 2000 e teve a defesa da primeira tese, por Eliane Beê Boldrini, em 18 de agosto de 2003. Até o momento, foram defendidas 323 teses de doutorado.

Nos últimos 45 anos, o PPGE cresceu em números e em qualidade. Atualmente, 87 docentes e 474 estudantes fazem parte do Programa, que abriga 151 projetos de pesquisa orientados pela defesa e pelo reconhecimento do direito à educação. As sete linhas de pesquisa que o formam expressam a multiplicidade de objetos, de metodologias e de perspectivas teóricas que caracterizam as pesquisas em educação no Brasil e no mundo.

Leilah Santiago Bufrem, uma das mais antigas professoras do PPGE, teve seu primeiro contato com o Programa como mestranda, entre 1979 e 1981. Após concluir seu doutorado na Universidade de São Paulo (USP), ela então retornou à UFPR integrando o quadro de docentes da pós-graduação em Educação. Para ela, a convicção de um dever a cumprir e de uma paixão a inspirar que emergiu entre a formação como mestre em Educação e doutora em Ciências da Comunicação, foi o que a levou a esta segunda e permanente aproximação com o PPGE, em 1995.

“Hoje, 41 anos depois de minha incursão como aluna no mestrado, mantenho, como docente da Linha Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, a crença na força diária e renovada pelo movimento atento à formação da consciência crítica de nossos alunos, pensando a educação numa perspectiva histórico-política e de transformação”, destaca Leilah.

Para comemorar o aniversário, foi realizada, no dia 22 de setembro, uma conferência on-line com o professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Carlos Roberto Jamil Cury. Na apresentação, ele discorreu sobre a importância do PPGE no cenário da pós-graduação brasileira. O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, pode ser assistido na íntegra aqui.