Extensão e Cultura

Programa de extensão Ciclovida realiza expedição para desenvolver a Rota Caiçara de Cicloturismo

Aline Nunes     22 de julho de 2021 - 13h31

A previsão é que o roteiro fique pronto para os turistas até o primeiro semestre de 2022. Foto: Felipe Roehrig.

O curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral, por meio do projeto de extensão Cicloturismo e Turismo de Base Comunitária, realizou na última semana a primeira expedição para criação da “Rota Caiçara de Cicloturismo”. A rota vai passar por sete municípios do litoral paranaense e tem o objetivo de valorizar a cultura caiçara e desenvolver o turismo sustentável na região.

A rota é destinada para cicloturistas e valoriza a bicicleta, justamente por ser um elemento central na cultura e na economia do litoral. A Expedição Rota Caiçara de Cicloturismo foi realizada com recursos do edital de apoio à extensão da UFPR.

Expedição

O trabalho de campo foi realizado entre os dias 10 e 17 de julho e contou com a participação de cinco ciclistas voluntários e de um carro de apoio cedido pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), instituição responsável pelo CICLOPARANÁ, o Programa Paranaense de Ciclomobilidade

A equipe de ciclistas percorreu 430 quilômetros do litoral paranaense para levantar informações para a criação da rota. Foto: Felipe Roehrig.

Durante os sete dias, a equipe percorreu 430 quilômetros de bicicleta, quase 100 a mais do que o previsto durante o planejamento. O grupo levantou informações turísticas nas localidades de Matinhos, Ilha do Mel, Paranaguá, Superagui, Guaraqueçaba, Tagaçaba, Antonina, Limeira e Garuva.

De acordo com a equipe de ciclistas, durante o levantamento o grupo buscou o engajamento das comunidades por onde a rota vai passar. “Em um primeiro momento, o foco do mapeamento em campo foram as infraestruturas da rota para o cicloturista. Também buscamos destacar a importância do engajamento das comunidades por onde o trecho da Rota Caiçara irá passar. Isto porque um dos objetivos da implementação do projeto é incentivar o turismo de base comunitária na região destacando os saberes dos territórios tradicionais do litoral paranaense, juntamente do meio ambiente no qual estão inseridos”, afirma Felipe Roehrig Pacheco, um dos ciclistas do projeto.

Os organizadores pretendem realizar mais uma expedição para levantamento de dados nos municípios e junto às comunidades. Serão realizadas capacitações dos anfitriões, sinalização do trajeto, desenvolvimento de material de divulgação. Na sequência será marcada uma viagem de inauguração da Rota. A previsão é que o roteiro fique pronto para os turistas até o primeiro semestre de 2022.

Pandemia

A primeira expedição da rota foi realizada por cinco ciclistas voluntários de diferentes áreas de formação. Foto: Felipe Roehrig.

A expedição estava inicialmente agendada para 2020, mas foi adiada várias vezes devido à pandemia de Covid-19. Durante o período no campo, os voluntários seguiram os protocolos de biossegurança, com número de participantes reduzido, evitando aglomerações e locais fechados e usando máscaras e álcool gel.

“A primeira Expedição Rota Caiçara funcionou de forma totalmente colaborativa, tendo participantes de diversas áreas de estudo, sendo assim ocorreu com uma rica interdisciplinaridade, agregando nos levantamentos das informações com suas visões profissionais nas suas respectivas áreas de atuação”, explica Felipe.

Voluntários

A equipe de voluntários foi formada por Altair Francisco, ciclista e estudante de gestão de turismo na UFPR Litoral, Muriel Veluza, cicloativista e professora, Felipe Souza, turismólogo e mestrando em Desenvolvimento Territorial Sustentável na UFPR Litoral, Felipe Roehrig Pacheco, cicloativista e estudante de Design na UFPR e David Couto, cicloativista, mestre em sociologia política e professor da rede pública de educação.

Rota Caiçara de Cicloturismo

A rota é resultado do programa de extensão Ciclovida, da UFPR Litoral. Foto: Felipe Roehrig.

A Rota Caiçara de Cicloturismo é resultado do programa de extensão Ciclovida e também dos projetos de extensão Cicloturismo e Turismo de Base Comunitária e Governança Participativa para o Turismo de Base Comunitária, Ecoturismo e de Aventura no Litoral do Paraná, do curso de Gestão de Turismo da UFPR Litoral. A ideia conta com o apoio da Paraná Esportes, Paraná Turismo, Paraná Projetos, Detran-PR e outros órgãos participantes do CICLOPARANÁ, ADETUR Litoral, ICMbio, Prefeituras dos Municípios e organizações da sociedade civil.

Crédito da foto de capa: Felipe Roehrig.