Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa de Educação Tutorial de Química da UFPR completa 25 anos

Reconhecidos por aumentar o desempenho acadêmico de alunos de graduação e por prepará-los para atuar no mercado de trabalho, os Programas de Educação Tutorial (PET) promovem atividades de ensino, pesquisa e extensão. As ações em diferentes locais, como hospitais, escolas e a própria Universidade, aproximam a comunidade acadêmica com a externa. Nesse contexto, no dia 5 de setembro, o PET Química, um dos mais antigos PETs da UFPR e do Brasil, celebrou 25 anos.

O PET Química é um entre os 22 programas de educação tutorial oferecidos pela UFPR. Estudante do curso de Química, Milena Machado Sachi ressalta a importância de levar o conhecimento aprendido na carreira acadêmica para além dos espaços da Universidade. “É muito gratificante e aprendi muito com o PET, não só explicando a Química, mas divulgando a ciência e a importância dela na nossa atualidade”.

Evento celebrou 25 anos do PET Química, que é um entre os 22 programas de educação tutorial oferecidos pela UFPR. Imagem: UFPR TV

Os estudantes que participam dos programas têm direito a receber bolsas de auxílio, além de contarem com orientações de um professor tutor para realizar as atividades. “Esperávamos ter outras oportunidades de estender esse programa a outros cursos, aumentar o número de bolsas, mas neste momento a gente não tem nenhuma perspectiva nessa direção”, afirmou o Pró-reitor de Graduação e Educação Profissional da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra.

“Nós estamos em um momento bastante difícil da universidade pública e das agências de fomento à pesquisa e da pós-graduação no Brasil, e nós queremos transformar esse evento em um evento de resistência”, destacou Francisco de Assis Marques, professor do Departamento de Química da UFPR.

Por Vinicius Fin Valginhak
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Com informações da UFPR TV
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Nucli - IsF: inscrições abertas para o curso online e gratuito de inglês para internacionalização
O Núcleo de Idiomas (Nucli IsF) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculado à Rede Andifes Idiomas...
Curso de Licenciatura em Educação do Campo abre seleção para 40 vagas
Pessoas interessadas em trabalhar com educação no campo podem se inscrever até 20 de maio no processo...
Prograd prorroga prazo para submissão de trabalhos do Compartilha UFPR 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional...
UFPR oferece disciplinas Transversais para alunos de graduação
Informamos que, devido à adesão dos técnico-administrativos e docentes da UFPR à greve, o início das...