Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Programa de Bioinformática oferece quatro vagas de mestrado com bolsa de estudo; inscrições de 4 a 24/2

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPG-BioInfo) da UFPR estará com inscrições abertas entre os dias 4 e 24 de fevereiro para o processo seletivo que preencherá quatro vagas de mestrado. As vagas são reservadas para pesquisadores com formação acadêmica comprovada em uma dessas seis áreas:  Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Exatas; Informática; e Engenharias (sujeito a avaliação por banca). O edital do processo seletivo está disponível neste link.

As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (Siga). Para isso, o candidato pode solicitar o link para inscrição pelo e-mail bioinfocoord@gmail.com a partir de 4 de fevereiro.

O PPG-BioInfo dispõe de três linhas de pesquisa: em Biologia Estrutural e Funcional; em Biologia Computacional; e em Inteligência Artificial e Mineração de Dados.

Além de documentos pessoais e comprovantes de graduação e currículo Lattes, a documentação exigida para inscrição abrange declaração de disponibilidade para dedicação integral e carta de recomendação assinada por professor ou pesquisador doutor, não necessariamente da UFPR. A carta precisa ser enviada para o e-mail do programa pelo próprio remetente.

Seleção

O processo de seleção terá etapa única, com prova de conhecimentos específicos e análise de currículo. A prova está marcada para 11 de março.

A prova terá dez questões objetivas de Informática; e 20 de Biologia Molecular; e dez de Noções de Bioinformática. Os temas exigidos estão descritos no edital e fazem parte do conteúdo programático do mestrado.

De acordo com o cronograma do edital, o resultado deve ser divulgado em 15 de março preliminarmente. Após prazo para recursos, o resultado definitivo sai em 20 de março.

Bolsa

Para receber bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o selecionado não pode ter vínculo empregatício ou outros impeditivos, de acordo com a Portaria Conjunta Capes-CNPq n.º 1/2010.

Mais informações no telefone (41) 3361-4906 e pelo site do PPG-BioInfo.

O programa está localizado no Campus Politécnico (R. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, Curitiba).

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...