Ciência e Tecnologia

Programa de Bioinformática oferece quatro vagas de mestrado com bolsa de estudo; inscrições de 4 a 24/2

Superintendência de Comunicação Social     30 de janeiro de 2019 - 11h13

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática (PPG-BioInfo) da UFPR estará com inscrições abertas entre os dias 4 e 24 de fevereiro para o processo seletivo que preencherá quatro vagas de mestrado. As vagas são reservadas para pesquisadores com formação acadêmica comprovada em uma dessas seis áreas:  Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Exatas; Informática; e Engenharias (sujeito a avaliação por banca). O edital do processo seletivo está disponível neste link.

As inscrições deverão ser realizadas através do Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação (Siga). Para isso, o candidato pode solicitar o link para inscrição pelo e-mail bioinfocoord@gmail.com a partir de 4 de fevereiro.

O PPG-BioInfo dispõe de três linhas de pesquisa: em Biologia Estrutural e Funcional; em Biologia Computacional; e em Inteligência Artificial e Mineração de Dados.

Além de documentos pessoais e comprovantes de graduação e currículo Lattes, a documentação exigida para inscrição abrange declaração de disponibilidade para dedicação integral e carta de recomendação assinada por professor ou pesquisador doutor, não necessariamente da UFPR. A carta precisa ser enviada para o e-mail do programa pelo próprio remetente.

Seleção

O processo de seleção terá etapa única, com prova de conhecimentos específicos e análise de currículo. A prova está marcada para 11 de março.

A prova terá dez questões objetivas de Informática; e 20 de Biologia Molecular; e dez de Noções de Bioinformática. Os temas exigidos estão descritos no edital e fazem parte do conteúdo programático do mestrado.

De acordo com o cronograma do edital, o resultado deve ser divulgado em 15 de março preliminarmente. Após prazo para recursos, o resultado definitivo sai em 20 de março.

Bolsa

Para receber bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o selecionado não pode ter vínculo empregatício ou outros impeditivos, de acordo com a Portaria Conjunta Capes-CNPq n.º 1/2010.

Mais informações no telefone (41) 3361-4906 e pelo site do PPG-BioInfo.

O programa está localizado no Campus Politécnico (R. Alcides Vieira Arcoverde, 1225, Jardim das Américas, Curitiba).