Ensino e Educação

PROGRAD tem site com informações sobre período especial; matrículas começam no sábado

Superintendência de Comunicação Social     3 de julho de 2020 - 13h34

A Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) lançou um novo canal de informações para a comunidade acadêmica reforçando aspectos do período especial e respondendo dúvidas da comunidade acadêmica. As matrículas começam neste sábado (leia abaixo), para os estudantes de graduação.  O período é regulamentado pela Resolução 59/20-CEPE, que prevê o desenvolvimento de atividades de ensino nos cursos de educação superior, profissional e tecnológica da UFPR, no contexto das medidas de enfrentamento da pandemia de covid-19.

“Esse formato de ensino será um desafio para todos nós, professores, técnicos e estudantes. Teremos que fazer grandes ajustes nos nossos projetos pedagógicos. Portanto, antevemos um período de intensa aprendizagem para toda a comunidade universitária, mas que em nada comprometerá os padrões de qualidade e inclusão que já alcançamos”, registra o texto de abertura assinado pela equipe da PROGRAD no novo canal.

Um dos espaços do site traz uma relação de dúvidas frequentes sobre o período especial. Lá, o acadêmico pode compreender melhor a divisão por ciclos, carga horária que poderá ser cursada, controle de frequências e avaliações. Outros canais de atendimento também estão abertos para a consulta da comunidade.

Matrículas começam no sábado

Começam neste sábado, ao meio-dia, e seguem até 17h de quarta-feira as matrículas para o primeiro ciclo do período especial. O procedimento deverá ser feito via SIGA e no Portal do Aluno.  O tema foi amplamente debatido desde a suspensão do calendário acadêmico, em março, e a vigência do período não implica em riscos à saúde de nenhum membro da comunidade universitária.

No período especial na modalidade de ensino remoto emergencial (ERE), os acadêmicos poderão cursar disciplinas previamente aprovadas pelo colegiado do curso, mas a matrícula nessas disciplinas não é obrigatória. Matrículas efetuadas em 2020/1, durante o período regular, estão preservadas, independentemente das ofertas dos departamentos ou das escolhas dos estudantes durante o período especial

Este será o primeiro ciclo do período especial (veja os prazos dos outros dois no gráfico), com o início das atividades didáticas previsto para ocorrer entre os dias 13 a 24 de julho. Os estudantes que quiserem acessar o ERE poderão se matricular num número limitado de disciplinas obrigatórias, determinados pelas suas cargas horárias, e num número ilimitado de disciplinas optativas, mas é preciso também observar a carga horária máxima semestral para a matrícula determinada para cada curso. Este limite é de, no máximo, 180h para os cursos de 15 semanas, 216h para os cursos de 18 semanas, 240h para os cursos de 20 semanas e 360h para os cursos anuais e para Medicina do Campus Toledo.