Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Prograd reúne professores em Encontro de Coordenadores dos Cursos de Graduação da UFPR

FOTO: Ana Assunção

Coordenadores de curso de graduação da UFPR estiveram reunidos, na quinta-feira (16), em evento organizado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). O objetivo do IV Encontro de Coordenadores de Curso de Graduação e Educação Profissional da Gestão 2012/2016 foi oportunizar a reunião dos professores e trabalhar demandas em comum aos cursos.

Para a pró-reitora de Graduação, Maria Amélia Sabbag, a iniciativa mostra a perspectiva sob a qual a gestão encara o trabalho dos coordenadores. “Entendemos que o coordenador é o grande articulador das propostas pedagógicas do curso e é um trabalho acadêmico dos mais importantes”, afirmou Sabbag, durante abertura do Encontro.

Segundo o reitor em exercício, Rogério Mulinari, “a força de trabalho dos coordenadores é uma das que recebem maior pressão, pois precisam articular desde a logística, gestão de equipamentos, até a completa e melhor estratégia para o curso, sendo o elo mais importante da cadeia e, ao mesmo tempo, o mais fragilizado pela pressão dos diversos agentes envolvidos”, explicou.

A fim de uma busca conjunta por soluções a um dos principais problemas encontrados pelos coordenadores em sua rotina acadêmica, o tema “Sistema Acadêmico e seus Desafios” foi o grande assunto deste quarto encontro. O diretor do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR, Edson Flávio de Souza, conduziu a discussão, que tratou de minimizar algumas dificuldades encontradas para realizaçao dos procedimentos de matrícula, assim como procurar respostas às principais questões levantadas pelos professores.

O Encontro ainda abriu espaço para comunicação de alguns projetos em andamento na Universidade, como o processo aberto para revalidação de diplomas estrangeiros e o programa Integrar. As discussões foram acompanhadas, por webconferência, pelos coordenadores presentes nos campi de Palotina e Jandaia do Sul.

Fórum de Coordenadores

A ocasião também oportunizou a realização de eleições para presidência e vice-presidência do Fórum de Coordenadores de Graduação da UFPR. A presidente interina, Elisiani Vitoria Tiepolo, coordenadora do curso de Linguagem e Comunicação (Setor Litoral), conduziu o processo que resultou na eleição do professor Luís Veiga, coordenador de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, como presidente, e do professor Carlos Eduardo Zacarkim, coordenador do curso de Engenharia de Aquicultura do Setor Palotina, como vice.

Os representantes eleitos terão vez e voto no Conselho Universitário (Coun) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), além de participação no Conselho de Planejamento e Administração (Coplad).

Sugestões

UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...
Pesquisadores da UFPR lançam livro inédito sobre a integração arquitetônica de sistemas fotovoltaicos
O livro “Edifícios Fotovoltaicos: energia na gênese arquitetônica” é resultado do projeto...