Ensino e Educação

PROGRAD promove reunião com os coordenadores de curso de graduação para elaborar propostas de atividades acadêmicas durante pandemia

Superintendência de Comunicação Social     23 de abril de 2020 - 11h45

Reunião online teve a objetivo de construir proposta coletiva (Foto: Reprodução UFPR TV)

Coordenadores e vice-coordenadores de cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram, na tarde desta quarta-feira (22), de uma reunião on-line para construção de uma proposta de forma coletiva, para atividades acadêmicas no período de pandemia. A reunião foi organizada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e transmitida ao vivo para o canal no Youtube UFPR TV Eventos.

Os participantes do Fórum Permanente de Coordenadores de Cursos de Graduação (Forgrad) puderam interagir e participar do debate por meio de um grupo no WhatsApp. A reunião começou às 14h30 na Sala do Conselho Universitário, na Reitoria, e durou cerca de três horas. A PROGRAD incialmente apontou diversas sugestões e questionamentos que foram encaminhadas para a Pró-reitoria e depois abriu para inclusão de mais destaques para construção da proposta institucional. O Pró-reitor, Prof. Eduardo Barra, reforçou que esta é apenas uma proposta que, se houver consenso entre as coordenações de curso e também da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos), poderá ser encaminhada ao Conselho de Ensino e Pesquisa (CEPE) para deliberação de forma representativa e democrática. “Sabemos que a UFPR é muito heterogênea e queremos que esta proposta seja construída de forma muito segura, com respeito à autonomia pedagógica e ouvindo cada um dos cursos e suas especificidades”, salientou Barra.

Foram apresentados os destaques de que, anterior ao período de pandemia, já existe cursos e disciplinas que são ofertados de forma remota, não presencial, regularmente na UFPR. Estes créditos acadêmicos poderiam dar continuidade em suas atividades, sem ferir a inclusão, pois foram elaborados para serem ministrados desta forma, com professores capacitados e alunos inscritos conforme entendimento.

Dentre as ações ainda propostas, a Pró-reitoria já disponibiliza e oferta cursos de capacitação e treinamento para uso de plataformas digitais para docentes e discentes.

A proposta da gestão tem sido levantar as posições da comunidade acadêmica e sugerir o treinamento de professores para o uso de plataformas digitais. A adesão por departamentos e cursos não é obrigatória.

Proposta colaborativa

Para o pró-reitor Eduardo Barra, apesar das adversidades que cercam a discussão do tema neste complexo momento, trata-se de uma oportunidade de a universidade rever sua política de educação e perceber novas formas de ensino sem ferir o preceito da inclusão.

“Lamentavelmente temos esse entorno, mas acho que a oportunidade vem sendo aproveitada por nós para pensar melhor a natureza dos nossos cursos na universidade, a maneira como nos relacionamos com nossos estudantes, para deixar evidente problemas estruturais que precisam ser enfrentados institucionalmente, que é o fato de, por exemplo, muitos estudantes não terem acesso doméstico a uma internet de qualidade. Isso é um problema não só para o ensino a distância, mas para um ensino de qualidade”, disse.

Barra afirma que a posição da Prograd é que a discussão continue sendo conduzida de forma colaborativa até a criação de uma proposta flexível, mas que contemple as diversas possibilidades e realidades distintas existentes nos mais de 120 cursos de graduação da UFPR.

Veja a gravação na íntegra da reunião aqui.

A versão com tradução de LIBRAS estará disponível em breve, neste mesmo canal.

Acesse o site Saberes Online

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus neste link