Universidade Federal do Paraná

Menu

Ensino e Educação

Prograd promove palestras sobre avaliação de cursos de graduação pelo MEC

Superintendência de Comunicação Social     20 de maio de 2019 - 19h00

Nos dias 28 de maio e 04 de junho a Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UFPR (Prograd) oferece duas palestrar sobre o processo de reconhecimento de cursos pelo Ministério da Educação. Voltado principalmente para professores, mas também aberto à comunidade interna da UFPR, a iniciativa tem como objetivo explicar como acontece a avaliação e preparar os cursos para receber a equipe do ministério.

Regularmente os cursos de graduação da UFPR são avaliados pelo MEC para aferir suas condições de funcionamento e a qualidade oferecida. Comissões de verificação in loco são organizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e avaliam os aspectos pedagógicos, o corpo docente e a infraestrutura de cada curso.

Os cursos da UFPR constantemente recebem boas notas nas avaliações e somente em 2019 dez cursos já foram avaliados, sendo que três deles receberam a nota máxima, 5, que indica excelência nas condições de oferta. Outros quatro cursos foram avaliados com nota 4, que indica um desempenho muito bom. Três outros cursos tiveram nota 3, que indica um desempenho satisfatório. Nenhum curso da UFPR foi avaliado como ruim. O Conceito Institucional da Universidade permanece na nota máxima, 5, que indica que a instituição como um todo está no patamar máximo de excelência.

Para melhor preparar os cursos da UFPR para receberem estas visitas do Inep e conseguirem mostrar aquilo que é feito na UFPR a Prograd está dando início a um programa de palestras que visa explicar aos professores de cada curso quais os critérios de avaliação. A primeira palestra ocorrerá no dia 28 de maio no Setor de Educação Profissional e Tecnológica – Sept – com os professores dos cursos de Tecnologia em Secretariado, Produção Cênica e Comunicação Institucional. A segunda palestra marcada ocorrerá no dia 04 de junho no Campus Botânico, com os professores dos cursos de Expressão Gráfica, Gestão da Informação e Odontologia. No segundo semestre ocorrerão ainda palestras para os cursos do Setor de Artes e Comunicação, Palotina e Medicina de Toledo.

Segundo Edmar Macedo, Procurador Educacional Institucional da UFPR, “as palestras são destinadas aos professores e técnicos envolvidos com cada curso mas abertas a qualquer membro da comunidade interna da UFPR”

Serviço

Palestras sobre reconhecimento de curso

Dia 28 de maio
Local: Auditório do Bloco A do Sept.
Horário: 14h às 17h

Dia 04 de junho
Local: Setor de Ciências Sociais Aplicadas – Campus Jardim Botânico.
Horário: 9h às 12h

Informações: pesquisadorinstitucional@ufpr.br