+ UFPR

Progepe da UFPR identifica site que tenta capturar dados de servidores federais; veja como se precaver

Superintendência de Comunicação Social     21 de fevereiro de 2020 - 12h24

Atenção, servidores da Universidade Federal do Paraná (UFPR): a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) identificou um site fraudulento que espelha o layout do Portal do Servidor para capturar dados pessoais e até bancários de quem usa buscadores da internet, a exemplo do Google, para acessar a página.

A página aparece no sistema de buscas e, caso clique no link, o usuário pode ser vítima de um golpe. A Progepe orienta que servidores docentes e técnicos, ativos e inativos, só acessem a página pela URL www.servidor.gov.br.

(Clique para ampliar)

Risco

A página falsa pede o login e a senha do usuário e, à medida que o processo avança, solicita dados bancários. Na página do servidor é possível, entre outras coisas, acessar a folha de pagamento, verificar situação de férias e até mesmo pedir empréstimos consignados – o que aumento o risco de fraudes para quem entra no endereço incorreto sugerido pelos buscadores.

Esse endereço possui domínio .org, enquanto o oficial é .gov.

Dúvidas

Os servidores que precisarem de maiores informações podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Progepe, pelo telefone (41) 3360-4506, ou com a Unidade de Tecnologia da Informação da pró-reitoria, pelos telefones (41) 3360-4546 ou 4548.