Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Profissionais do HC recebem capacitação para uso de tecnologias na promoção da saúde e reabilitação

Um grupo de 77 profissionais da área da saúde do Hospital de Clínicas da UFPR participou no fim de novembro de uma capacitação para uso de jogos virtuais na promoção da saúde e reabilitação, além de dinamometria manual para aferição da força muscular e o “Physiological Profile Assessment (PPA)” para avaliação do equilíbrio postural e risco de quedas. O workshop foi realizado pelo Departamento de Prevenção e Reabilitação em Fisioterapia da UFPR em parceria com o Serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional do HC.

O grupo – formado por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, médica, nutricionista e fonoaudióloga – recebeu capacitação teórica e prática. O workshop foi ministrado pelos fisioterapeutas Audrin Said Vojciechowski e Jarbas Melo Filho e pelo profissional de Educação Física Lindomar Mineiro, alunos do Programa de Doutorado em Educação Física da UFPR, orientados pela professora Anna Raquel S. Gomes e a fisioterapeuta e enfermeira Renata Pinheiro.

Eles demonstraram na prática como utilizar os jogos virtuais Wi fit plus para avaliar o equilíbrio e para reabilitação em crianças, adultos e idosos. Mostraram ainda como aferir a força muscular dos membros superiores e inferiores com o dinamômetro manual lafayette e como avaliar o equilíbrio postural e risco de quedas, de maneira multidimensional com o “Physiological Profile Assessment (PPA)”.

O PPA, criado pelo pesquisador australiano Stephen Lord, foi adquirido para o HC em projeto coordenado pela médica especialista em geriatria Adriane Miró Vianna Benke Pereira, atual coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Em 2013, ela criou o ambulatório de saúde do Idoso do HC, que chefiou até 2018. Nesse período, coordenou projetos em prol da assistência integral à saúde do idoso, mediados pela Associação dos Amigos do HC, para a captação de recursos, permitindo a compra do PPA, alocado no Serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional do HC.

O workshop fomentou o uso das tecnologias para prevenção, promoção e reabilitação, incrementando a prática clínica baseada em evidências, para beneficiar os pacientes atendidos no HC.

De acordo com a professora Anna Raquel Gomes, as parcerias do Departamento de Prevenção Reabilitação em Fisioterapia e do Programa de Mestrado/Doutorado em Educação Física, ambos do Setor de Ciências Biológicas da UFPR, com o Serviço de Prevenção e Reabilitação Funcional do HC, com a coordenadora da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Secretaria de Estado da Saúde, Adriane Miró, e com a Associação dos Amigos do HC “têm contribuído para o aprimoramento técnico-científico dos profissionais, dos estudantes e docentes em colaboração multiprofissional, para melhor atender os pacientes do HC”.

 

Sugestões

UFPR realiza Primeiro Simpósio Internacional de Transplantes
Na última sexta-feira (12),  aconteceu o Seminário Internacional de Transplantes, no auditório do...
UFPR recebe o Selo de Qualidade OAB Recomenda em reconhecimento ao ensino jurídico de excelência
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi agraciada com o prestigioso Selo de Qualidade OAB Recomenda,...
Campus Jandaia do Sul celebra 10 anos com solenidade especial de aniversário
O Campus Avançado de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná – UFPR tem a honra de convidar...
UFPR lamenta o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa
Com pesar, informamos o falecimento do filósofo Newton Carneiro Affonso da Costa, ocorrido na noite desta...