Professores lançam manual para implantação de iniciativas de Educação em Solos

Destinada a professores e instituições de ensino, acaba de ser lançado o “Manual para Implantação de Iniciativas de Educação em Solos”, publicado pelo Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Paraná. Os autores são o professor Marcelo Ricardo de Lima e as bolsistas de extensão Mareza Fernandes de Araujo, Pamella Allana Lima Domingues e Sara de Paula Sant’ana.

A obra é fruto das atividades do Programa de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR, que atua desde de 2002, e organiza informações para as instituições que desejam implantar Iniciativas de Educação em Solos no país.

Esse Manual pretende apresentar um “passo a passo” de como criar uma Iniciativa de Educação em Solo em uma instituição (Universidade, Faculdade, Instituto Federal, escola técnica, instituição de pesquisa, unidade de conservação, organização não governamental, etc.). A publicação é destinada a profissionais destas instituições que já possuem, estão propondo ou pretendem idealizar uma Iniciativa de Educação em Solos. Ressalta-se que já existem, distribuídas em todo o território nacional, cerca de 80 Iniciativas e a expectativa é ampliar este número.

“Considerando que o Programa Solo na Escola/UFPR foi uma das primeiras Iniciativas de Educação em Solos no país, nossa equipe entendeu a necessidade de compartilhar seus acertos e erros com outros entusiastas, que desejam iniciar ou continuar suas ações na Educação em Solos”, explica o professor Marcelo de Lima.

Os capítulos da publicação abrangem aspectos muito práticos na elaboração da proposta de uma Iniciativa de Educação em Solos, desde os princípios e objetivos, público alvo, montagem da equipe e parcerias, atividades que poderão ser desenvolvidas, como montar um projeto de extensão universitária, a infraestrutura necessária, a relação com o ensino e a pesquisa, e aspectos como a produção de publicações, mídias na Internet e uso de espaços expositivos.

Esta publicação é o mais um fruto do esforço do grupo de bolsistas extensão do Programa Solo na Escola/UFPR, contemplados no Edital Extraordinário PROEC/UFPR 01/2020 (Bolsas de Extensão em Tempos de Pandemia), os quais também estão trabalhando em outros materiais que estão em redação e conclusão, contribuindo para a melhoria da Educação em Solos.

Serviço:

Livro: Manual para Implantação de Iniciativas de Educação em Solos

Editora: Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR

Link para download do livro: https://bit.ly/33Zak3U

Contato com os organizadores do livro: projetosolonaescola@gmail.com