Ciência e Tecnologia

Professores do Setor Palotina produzem máscaras para equipes de saúde da região

Superintendência de Comunicação Social     14 de abril de 2020 - 13h16

Vários laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR) estão mobilizados para a produção de máscaras, com intuito de destinar o material aos profissionais de saúde que combatem a Covid-19.

Os professores Luciano Caetano de Oliveira e Adriana Ferla de Oliveira, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR, são os responsáveis pela produção do equipamento de proteção na região. As máscaras são destinadas aos profissionais do Setor, à Secretaria de Saúde de Palotina e aos residentes de medicina do Campus Toledo. Até o momento, 40 unidades já foram produzidas para os estudantes.

Produção de máscaras na impressora 3D para a região de Palotina e Toledo. Fotos – arquivo pessoal

O docente explica ainda que a impressora disponível produz duas tiaras por vez, em um processo que leva duas horas e meia a três horas. Assim, com o manuseio de um profissional qualificado, é possível fazer até 16 máscaras por dia.

De acordo com Luciano, a matéria prima e os recursos utilizados para a confecção do material foram com fontes próprias e doações feitas por instituições externas.  “Nesse momento de dificuldade, deixamos de lado as ideologias, opiniões e nos juntamos para pensar em quem está trabalhando na linha de frente, enquanto estamos na quarentena”, destaca.

Confira iniciativas e projetos da UFPR no combate ao novo coronavírus