Ensino e Educação

Últimas notícias...

Histórico de notícias

Professores do Setor da Educação lançam e-book com reflexões sobre estágios de formação pedagógica

Superintendência de Comunicação Social     14 de outubro de 2021 - 15h36

O e-book está disponível de forma gratuita.

Um grupo de professores do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná lança nesta sexta-feira, 15 de outubro, o e-book “Estágios de formação pedagógica e a relação Universidade-Escola: dilemas, desafios e perspectivas em tempos de pandemia”. O livro reúne artigos científicos de palestrantes que participaram de um evento promovido pelo Centro de Articulação das Licenciaturas (CEALI), em outubro do ano passado.

A obra apresenta reflexões sobre os estágios de formação pedagógica, gestão escolar e vulnerabilidade, especialmente no contexto de pandemia de Covid-19. Os textos também tratam da importância de aproximar profissionais da educação, licenciandos, estudantes, familiares e sociedade civil das questões que envolvem o estágio.

Organização

O livro foi organizado pelos professores Márcia Baiersdorf, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, Liane Maria Vargas Barboza, Leandro Siqueira Palcha e Fernanda Silva Veloso, do Departamento de Teoria e Prática de Ensino.

“A motivação foi abrir um espaço de reflexão sobre a prática pedagógica em relação às formas de reconfiguração do campo de estágio frente às restrições sanitárias decorrentes da pandemia Covid-19. O objetivo do Fórum, agora materializado em artigos do e-book, foi contribuir para a compreensão do campo de estágio, em aproximação com as realidades educacionais e a partir dos sujeitos escolares, para conhecermos e compartilharmos o que está acontecendo nas escolas. Esperamos com o e-book poder contribuir e aprofundar as reflexões sobre o estágio provocadas pelo momento em que vivemos”, disse o professor Leandro, um dos organizadores.

Para baixar

O livro está disponível gratuitamente neste link.