Extensão e Cultura

Professores do Depac recebem homenagem do governo polonês

Superintendência de Comunicação Social     31 de outubro de 2018 - 17h51

Os professores Piotr Kilanowski e Marcelo Paiva de Souza, do Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da UFPR foram condecorados pelo governo da Polônia com a ordem Gloria Artis – medalha entregue a pessoas e instituições que se dedicam às divulgação da cultura e da literatura polonesas. Os dois professores receberam a homenagem pelo trabalho de tradução de obras de autores poloneses para o português.

A homenagem aconteceu no Castelo Real de Varsóvia, na capital da Polônia, no dia 22 de setembro. As medalhas foram entregues pelo ministro da Cultura da República da Polônia, Piotr Gliński.

A solenidade de entrega das medalhas aconteceu no Castelo Real de Varsóvia. Foto: acervo pessoal

“É uma honra e um reconhecimento ao trabalho que venho desenvolvendo há anos”, diz o professor Piotr Kilanowski. Além de trazer obras da literatura polonesa para o leitor brasileiro, os professores também divulgam a cultura do país eslavo por meio de palestras.

“O fato de as autoridades polonesas perceberem o nosso trabalho permite ter esperança de que possamos continuar a contar com o apoio do país”, diz o professor Piotr Kilanowski.

A cerimônia de entrega das condecorações pode ser conferida aqui.