Universidade Federal do Paraná

Menu

Extensão e Cultura

Projeto Ciência Interativa promove oficina para professores de ensino fundamental

Superintendência de Comunicação Social     7 de junho de 2019 - 10h46

Como as vacinas se tornaram um importante meio de combater doenças? Como o organismo reage a um corpo estranho? Os produtos antibacterianos fazem bem à saúde? Essas foram algumas perguntas respondidas na oficina “Seres diminutos e a saúde”, uma ação do projeto de extensão Ciência Interativa. A atividade aconteceu no departamento de Biologia Celular, no dia 31 de maio, envolvendo mais de 40 professores da rede municipal de Curitiba.

A professora Flávia Sant’anna Rios, coordenadora do projeto, explica que os conteúdos sobre saúde e higiene foram uma solicitação da Secretaria Municipal de Educação e que a oficina trouxe ideias de como abordar tais temas em sala de aula. “Nosso foco está muito mais nos recursos didáticos que nos conteúdos em si, mas é claro que sempre aproveitamos para auxiliar os professores, sanando dúvidas com relação aos assuntos abordados”.

De forma lúdica, estudantes de Ciências Biológicas montaram um teatro de fantoches para mostrar a relação dos micro-organismos com a saúde humana. A equipe destacou as que causam doenças, mas também os que convivem harmonicamente e contribuem para o bom funcionamento de organismo humano.

Os professores também realizaram experimentos com crescimento de fungos e observação de bactérias pelo microscópio. “Até durante o intervalo aproveitamos para aprender sobre bactérias e fungos presentes nos alimentos, como pão, queijo, iogurte, leite fermentado e kombucha”, exemplifica Flávia.

As professoras de ensino fundamental, Juliana Brungari e Daniella Caldeira, já participaram de outras oficinas do projeto e explicam que, para as crianças, o conteúdo é dado no tempo e na forma adequados a cada faixa etária. “A linguagem que eu tenho com o quarto ano não é a mesma do primeiro ou segundo. Dependendo da abordagem, a criança consegue visualizar no seu cotidiano”, relata Juliana.

Daniella afirma que as oficinas promovem o conhecimento prático para o ensino de ciências. “Nós temos a teoria dos livros, mas não a prática. Esse pensar que a gente tem aqui na universidade vai muito além do que já tivemos, por exemplo, na Pedagogia”, enfatiza.

Professoras Juliana e Daniella, da rede municipal de Curitiba. Foto: Aspec Bio

A coordenadora do projeto destaca a interação entre os docentes e alunos da UFPR com os professores de ensino fundamental. “No momento da oficina os professores trazem suas experiências de sala de aula, nós levamos as contribuições da ciência e nossos estudantes de graduação, que participaram ativamente de todas as etapas, podem ter a prática de iniciação à docência”, diz Flávia.

A próxima ação prevista do projeto é uma oficina de histologia para professores do ensino médio, com data a definir no segundo semestre. Em breve, o projeto também ofertará uma oficina de embriologia, também a pedido dos professores da rede municipal.

Professoras e estudantes de Ciências Biológicas organizam as oficinas do projeto “Ciência Interativa”. Foto: Arquivo pessoal.

Sobre o Ciência Interativa

O projeto “Ciência Interativa” existe desde 2017 e promove a discussão e a prática pedagógica dos professores e licenciandos de Ciências e Biologia.

Em oficinas de formação, professores e alunos do curso de Ciências Biológicas da UFPR produzem materiais interativos que contribuem com o processo ensino-aprendizagem e com o desenvolvimento e a aplicação de jogos e modelos didáticos para o ensino fundamental.

Os cursos de formação de professores abordam aspectos do organismo humano, envolvendo conhecimentos de Anatomia, Fisiologia, Embriologia, Histologia e Biologia Celular. Com isso, a equipe do projeto pretende formar professores atuantes nas áreas de saúde e ambiental com visão crítica, criativa e inovadora.

Por João Cubas, sob supervisão de Aline França.


UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Flickr RSS UFPR UFPR no Youtube UFPR no Instagram
Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: +55(41) 3360-5000
UFPR no Facebook UFPR no Twitter UFPR no Youtube
Setor de Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299
CEP 80.060-000 - Centro
Reitoria da UFPR - Curitiba - PR - Brasil
Fone: +55(41) 3360-5000

Imagem logomarca da UFPR

©2019 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR