Ensino e Educação

Professores de Biologia em escolas públicas podem participar de curso gratuito na UFPR; inscrições até 15/1

Superintendência de Comunicação Social     8 de janeiro de 2020 - 15h02

Da descoberta do DNA até a genômica atual, o curso de Biologia Molecular e Genômica ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) abordará a evolução dos estudos na área. As aulas são gratuitas e direcionadas a professores de Biologia do ensino médio de escolas públicas. A proposta é oportunizar a discussão e o trabalho prático em técnicas modernas do tema. Os encontros serão de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, no Centro Politécnico. As inscrições podem ser feitas neste link até 15 de janeiro.

A professora Rose Adele Monteiro, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR, explica que Biologia Molecular e Genômica são temas atuais com forte impacto nas áreas da Saúde, Agricultura, Pecuária, Indústria Farmacêutica, Biotecnologia, Biodiversidade e Biologia. “Os professores de ensino médio terão a oportunidade de rever tópicos e realizar práticas de laboratório nessas áreas”, diz.

Ao todo, em três edições do curso, professores de ensino médio de 15 escolas do Paraná já participaram das aulas. Foto: Divulgação

Serão ofertadas 80 vagas para aulas teóricas e 30 vagas para trabalho laboratorial – a confirmação de participação será enviada por e-mail até 17 de janeiro. Professores do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR ministrarão módulos de suas especialidades. O curso é promovido pelo Núcleo de Fixação de Nitrogênio, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFPR.

Esta é a quarta vez que a UFPR oferece o curso a professores de escolas públicas – a primeira edição foi em 2016. Ao todo, professores de ensino médio de 15 escolas do Paraná já participaram das aulas.